sexta-feira, novembro 23, 2007

Gestão de Projetos - Ferramentas livres e gratuitas para o gerenciamento de projetos

Segue uma lista com várias indicações interessantes de ferramentas livres e/ou gratuitas para a gestão de projetos. Algumas dessas ferramentas trabalham no estilo do Microsoft Project, isto é, são feitas para o desktop. Já outras são baseadas na web e centralizam a informação nos servidores web e de banco de dados da empresa.

Muitas dessas ferramentas podem substituir tranquilamente o Project. Outras possuem menos recursos, porém buscam atender a um nicho de pequenos projetos.

Uma importante dica: Não duplique informações. Se você utilizar uma ferramenta baseada na Web, elimine a ferramenta desktop do seu trabalho.

Você também precisa analisar e pensar se e como fará a integração entre a ferramenta de gestão de projetos e uma ferramenta de gestão de incidências. Algumas das ferramentas de gestão de projetos possuem plugins e integrações com ferramentas de gestão de incidências. Algumas ferramentas de gestão de incidências possuem funcionalidades que geram gráficos de Gantt, entre outros. Às vezes, com um uso coerente das funcionalidades disponíveis, é possível substituir a ferramenta de gestão de projetos apenas pela ferramenta de gestão de incidências.

Deixe um comentário, caso queira saber mais sobre alguma ferramenta ou conhecer minha opinião sobre elas. Aproveite também para falar o que achou sobre uma dessas ferramentas, caso já a tenha utilizado. Se há alguma outra ferramenta que não foi citada por mim, deixe sua dica aqui para termos uma relação bem atualizada de opções!!!


Leia sobre o ProjectKoach e Mingle.

Descubra também o Buildix (é mais do que apenas uma ferramenta para gerenciar projetos. É todo um ambiente para automação de desenvolvimento de software).

Veja o que é a ferramenta ScrumWorks, VersionOne e Rally.

Veja também as seguintes ferramentas livres e/ou gratuitas:

GanttProject

Achievo

Open Workbench

Faces

TaskJuggler

OpenProj

DotProject

Note também que algumas das ferramentas citadas disponibilizam funcionalidades para o ciclo de vida completo de um projeto de desenvolvimento de software e, o melhor, integrando com facilidade de uso esses aspectos. Além da gestão de projetos há também: gestão de requisitos, gestão de testes, gestão de incidências, integração com controle de versões. Alguns exemplos dessa categoria: Mingle, Buildix, VersionOne e Rally.

As ferramentas focadas em gestão de projetos e que são instaladas no desktop são: GanttProject, Open Workbench, Faces, TaskJuggler, OpenProj.

As ferramentas com foco no gerenciamento de projetos, porém instaladas em um servidor web e acessadas via browser são: Achievo, DotProject.

Resposta à pergunta do Edigar sobre o grau de importância das ferramentas de gestão no sucesso de um projeto de desenvolvimento de software: Hoje acredito que a ferramenta mais importante para o controle e a gestão de um projeto de software é a ferramenta de gestão de incidências. Se você fizer o controle corretamente e tiver bons fluxos definidos, a base de dados da gestão de incidências se tornará o coração dos seus sistemas e de sua empresa como um todo.

As maiores empresas desenvolvedoras de software no mercado mundial usam como recurso central as ferramentas de gestão de incidências para controlar, monitorar e organizar seus projeto de software. Hoje, na minha opinião, esse é um recurso fundamental para disciplinar, organizar e fazer a governança de sistemas de Tecnologia da Informação.

Já um ferramenta focada em gestão de projetos, que gera gantts, PERTs entre outros vira uma ferramenta acessória. Na minha opinião, ela só será útil se for integrada ao sistema de gestão de incidências e apenas como mais uma forma de monitorar o projeto, além da própria ferramenta de gestão de incidências em si (esta sim o coração e a máquina central do desenvolvimento de sistemas) e outros tipos de visualização úteis como o Release Burdown e o Sprint (Iteration) Burndown do Scrum e do OpenUP.

Marcadores:

14 Comentários:

At 11:09 AM, Blogger Edigar Jr disse...

Na sua opinião qua o grau de importância das Ferramentas de Gestão no sucesso de um projeto de desenvolvimento de software?

 
At 1:41 PM, Blogger José Paulo Papo disse...

Resposta à pergunta do Edigar foi colocada dentro do artigo :-) !

 
At 6:27 PM, Blogger krs disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 6:29 PM, Blogger krs disse...

Belo artigo. :)

Só uma curiosidade: por quê não listou Basecamp[1] (proprietário) e Trac[2] (livre)?

É, eu sei, sempre tem um chato para falar do software X e Y que não estão na lista. É a vida né. :)

[1] http://www.basecamphq.com/
[2] http://trac.edgewall.org/

 
At 11:04 PM, Anonymous Luciano disse...

Legal o artigo!
Uma dica para sua lista, te um software estilo Project chamado WinPlanner (ou simplesmente Planner), tem para Linux e Windows.

 
At 10:42 PM, Blogger Raphael disse...

Você poderia explicar um pouco melhor ou escrever um post detalhando mais seu comentário sobre a gestão de incidências? Como seria a gerência de um projeto em que a base é a gestão de incidências através de um Trac ou Bugzilla (ou não se trata desse tipo de software?)

Até mais!

 
At 12:20 AM, Anonymous Iria Luppi disse...

Se optar pela Achievo, ela pode ser instalada nos ervidor da empresa, e continua sendo livre ? adapto como quiser ?

 
At 11:08 AM, Blogger Gustavo disse...

José, bom dia!
Andei fazendo um pesquisa para tema de monografia e verifique que não exite muita coisa falando sobre ferramentas utilizadas na gestão de implantação de sitemas, e se existe não achei.

Ai vai a pergunta:

1- Que ferramenta você indicaria para implantação de sistema, levando em consideração que é um cronograma curto de 500 a 1000 horas, e tem que levar em consideração a disponibilidade do cliente?

2- Gostaria de indicações para esse tema, como artigos, site e etc, se possível?


Agradeço desde já.

 
At 5:36 PM, Anonymous Anônimo disse...

Mestre José Papo,

Vi e fiquei admirado com sua capacidade e formação. Desculpe pela pergunta, mas há uma forma ou formula de estudo para melhor compreensão do que esta se estudando?

Agradeço muito sua atenção.

 
At 5:29 PM, Anonymous Anônimo disse...

Caro, muito obrigado pelas informações. Gostaria de sua ajuda, se posssível, é claro. Preciso escolher uma ferramenta para gerenciar os projetos de minha empresa e estou com bastante dúvidas. O que necessito na verdade é uma ferramenta que me dê mais o "report" da execução dos projetos - parte técnica. Preciso chegar na reunião do conselho e apresentar gráficos com a execução dos projetos. Qual ferramenta free vc me indicaria?
Grato pela atenção dispensada.
Att.
Diogo Serafim

 
At 11:18 PM, Anonymous Anônimo disse...

Prezados,

A NetProject disponibiliza uma excelente ferramenta WEB para Gerenciamento de Projetos. Totalmente aderente ao PMBOK, com interface simples e intuitiva.

Mais informações e pedido de demonstração em http://www.netproject.com.br

 
At 2:43 PM, Blogger Fabiel Luis disse...

A empresa Softteria também possui um software de Gerenciamento de Projetos. O software permite o cadastro das fases do projeto, eventos, tarefas, controle de tempo e custos, gerenciamento dos contatos realizados com os clientes e Blog do projeto.

Quem tiver interesse em conhecer, o endereço da empresa é www.softteria.com.br

 
At 12:17 AM, OpenID bofeglue disse...

Thanks for your share! very impressive!

cheap nolvadex

 
At 6:01 PM, Blogger Nicholas Ghitti disse...

José, primeiramente parabéns pelo post!

Porém eu gostaria de saber se você conhece o software Artia.
Na empresa de consultoria onde trabalho, só usamos o Artia e o que nós atraiu foi o fato dele ser 100% WEB,brasilerio e com planos free ilimitados.

Se você queiser checar >> http://artia.com/

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas