quinta-feira, outubro 18, 2007

Design de Subsistemas e Design de Classes no RUP e OpenUP / Série Análise e Design - Parte 8

Conforme visto no artigo anterior (parte 7) da série Análise e Design, trataremos agora acerca da atividade Design de Subsistemas(Subsystem Design em inglês) e Design de Classes (Class Design em inglês).


Podemos resumir a atividade de Design de subsistemas como aquela aonde detalhamos a estrutura e a dinâmica interna de um subsistema. Lembre-se: um subsistema nada mais é que um conjunto de elementos que fornecem um comportamento através de uma interface definida. Portanto o que temos nessa atividade? Ela é similar ao design de um caso de uso ou à documentação de um mecanismo de design. Portanto para cada subsistema teremos também uma espécie de realização. Dentro desta haverá um diagrama de classes participantes que contém as classes que pertencem ao subsistema e um conjunto de diagramas de interação. Muias pessoas ficam em dúvida de quantos seriam os diagramas de interação. De acordo com o RUP você fará um diagrama de interação(eu prefiro usar o diagrama de sequência) para cada operação contida na interface do subsistema.


Podemos resumir a atividade de Design de classes como aquela aonde detalhamos totalmente uma classe específica. Portanto o lembrete principal é que essa atividade é feita constantemente e diariamente. Não é feita só em um momento específico do projeto e depois esquecida. Os detalhes das classes podem se modificar até o último dia do projeto. Novas operações aparecerão também devido à necessidade de refactorings (poderíamos incluí-lo aqui, apesar de ser pouco comentado no RUP).

Pronto! Teminamos nossa série de análise e design. Espero que todos tenham aproveitado essa visão geral dessa disciplina tão importante do RUP e do OpenUP.




Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas