segunda-feira, outubro 15, 2007

Tecnologia da Informação e o meio ambiente: tudo a ver?

No dia de hoje, 15 de outubro, é a data conhecida como Blog Action Day. Nesta data vários blogueiros ao redor do mundo se unirão para falar sobre um tema em seus blogs. O tema deste ano é meio ambiente ( Environment ). Encontrei essa notícia no Slashdot.

Aproveito para unir o assunto ambiental com nossa área de Tecnologia da Informação. Por estarmos à frente da empresa em relação ao uso de dispositivos eletrônicos, de computadores, de impressoras e de software acredito que devemos dar o exemplo. Como podemos ajudar em relação, por exemplo, ao uso de papel e impressões?

Aí vão algumas dicas (a primeira e mais importante é assistir ao documentário "Uma Verdade Inconveniente" de Al Gore, que foi premiado com o Nobel da Paz. Esse filme te fará pensar muito):

- Imprimir apenas o estritamente necessário. É impressionante o número de pessoas que imprimem um documento apenas para fazer uma revisão neste. Muitas vezes os documentos são impressos dezenas de vezes (até quando ocorreram pequenas correções). Podemos utilizar a ferramenta de controle de alterações do Word para facilitar a visualização das alterações. Não podemos também mais dar a desculpa de que é difícil ler na tela do computador. Eu, por exemplo, leio livros eletrônicos inteiros pelo computador, sem imprimi-los. Qual será o futuro que deixaremos a nossos filhos e netos, se continuarmos depredando a natureza de forma tão descontrolada?

- Utilizar automação de ambientes de desenvolvimento. Vamos utilizar as ferramentas (pagas ou gratuitas) para reduzir a redundância de informações e a proliferação de documentos. Isso também acabará reduzindo o desperdício (não só de papel mas também de produtividade!).

- Ao invés de revisar documentos em papel, leve um notebook ou computador para a sala de reunião. Revise os documentos no próprio computador (utilizando um projetor se for necessário).

- Só imprima documentos realmente imprenscindíveis, como aqueles que necessitam de uma assinatura formal. Apesar de que hoje também temos mecanismos de assinatura eletrônica. Que tal agilizarmos isso em nossas empresas para reduzirmos ainda mais a papelada em nossas mesas e arquivos mortos?

Resumindo, nós da área de Tecnologia devemos dar o exemplo com pensamentos e atitudes. Se cada um de nós realizar a sua parte reduziremos o desperdício em todos os níveis da nossa sociedade.

É isso aí! Agora sou um feliz participante do Blog Action Day !!!

Marcadores:

1 Comentários:

At 10:50 AM, Blogger gleyciene disse...

Olá!!!
Adorei seu artigo!
Sou aluna do curso de Sistemas de Informação e ao contrário de muitas pessoas, acredito que a tecnologia possa ajudar e muito para a preservação do meio ambiente.
Inclusive, gostaria de utilizar esse tema como assunto do meu PROJETO FINAL, gostaria que você postasse mais artigos falando sobre isso e se possível que me desse opniões sobre como posso fazer esse projeto.
Atenciosamente,
Gleyci

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas