segunda-feira, agosto 20, 2007

Promoção de baselines no Rational ClearCase, CVS e Subversion

Uma pergunta surgiu na lista CMM-Brasil acerca da promoção de linhas de base ( baselines ) em ferramentas de gerência de configuração.

A Pergunta:
Gostaria de saber se algum dos colegas utiliza o CVS em gestão de configuração. A empresa em que trabalho está homologando este sistema para substituir o Rational ClearCase e uma das queixas mais freqüentes diz respeito à promoção de baselines, que não seria facilitada com o CVS. Desta forma, gostaria de saber afinal como fazer promoção de baselines com o CVS.Para constar, há um movimento - apesar de fraco - em prol do Subversion. Entretanto, soube que as tentativas de usá-lo foram frustradas por motivos técnicos, já que aparentemente o sistema não passou nos testes de simulação de carga com uma grande quantidade deusuários em nível nacional. Assim, relatos do uso de Subversion com uma grande quantidade de usuários também são bem-vindos.

A Minha Resposta:
O conceito de baseline do ClearCase na realidade corresponde ao conceito de tag ou label do CVS e do Subversion. O conceito de branches é chamado de branch no ClearCase Base e de Stream no ClearCase UCM.

O conceito de promoção de baseline realmente não existe no CVS. A promoção nada mais é que você definir uma propriedade (ou metadado) descrevendo a estabilidade daquela baseline. Os valores default são: Integration Tested, System Tested, Acceptance Tested, Production.

O Subversion possui uma funcionalidade que pode ser usada para descrever esse conceito de promoção. Essa funcionalidade se chama "Properties". Ela permite que você crie metadados.

De qualquer maneira, há sempre a possibilidade de simular o conceito de promoção de baselines usando a funcionalidade de tags e labels do CVS e do Subversion.

Sobre a questão da performance, existe uma solução (paga) que aumenta radicalmente a performance do Subversion sem afetar a sua forma comum de utilização. Vide: http://www.wandisco.com/php/product_detail.php?lname=subversion

Mas existem muitos relatos no exterior de companhias com equipes distribuídas grandes satisfeitíssimas com o uso do Subversion. Talvez vocês tenham testado a performance com uma versão mais antiga. Na versão mais nova a performance foi melhorada ainda mais. Outras fontes boas de informações são:

http://blogs.open.collab.net/svn/

http://subversionee.blogspot.com/

http://svk.bestpractical.com/view/HomePage

Marcadores: ,

3 Comentários:

At 12:09 PM, Blogger Paula disse...

Muito bom. vou dar uma olhadinha nessas ferramentas. Lá no trabalho SEC-BA usamos subversion + tortoise com boa performance (mas poucos usuários - 50 +-) e todos na mesma rede local.

 
At 5:02 PM, Blogger Fabricio Nogueira disse...

Na minha empresa utilizamos SvN com Tortoise e SubEclipse, em rede local e desenvolvedores externos via internet. Sem muito a reclamar, estamos bastante satisfeitos.

 
At 6:33 PM, Blogger Adelmo Júnior disse...

Como seria uma promoção de baseline no git? Removendo e criando uma nova tag?

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas