sexta-feira, outubro 26, 2007

MaintainJ : Engenharia reversa simples e ágil!

MaintainJ é um plugin para o Eclipse que gera diagramas de sequência e diagramas de classe com base na engenharia reversa.

Qual a sua diferença para outras opções no mercado? A maior de todas é que ela é uma das raras que gera o diagrama de sequência à partir de um cenário de uso da aplicação. De acordo com o RUP seria um diagrama de sequência de um dos fluxos da realização do caso de uso.

Esse processo é feito usando o conceito de engenharia reversa dinâmica. No mercado o mais comum é encontrarmos a engenharia reversa estática. Esta simplesmente lê o código e gera os elementos da UML (normalmente apenas as classes) respectivos. Já a engenharia reversa dinâmica é feita à partir do uso do sistema. Como isso é feito? O código é inicialmente instrumentado (compilado com opções especiais, de forma parecida com a instrumentação feita por ferramentas de cobertura de código). Quando o sistema é executado ele gera logs mostrando o caminho, métodos executados e objetos instanciados. Com base nesses dados é gerado o diagrama de sequência de um cenário.

Essa ferramenta pode ser útil para analisar sistemas em Java sem documentação de design e também em projetos ágeis que necessitam de documentação mas preferem fazer o processo reverso de trnasformação do código para diagramas.

Agora vocês podem imaginar: nossa, quanto custa a facada? Esse é outro ponto positivo do plugin: custa apenas 20 dólares por ano!!!

Marcadores:

1 Comentários:

At 2:59 PM, Blogger Julio NOhara disse...

Papo,
O MaintainJ não é mto bom pra gerar diagramas de classe. Nesse diagrama ele só mostra o nome das classes e sua hierarquia !


Abraços,

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas