terça-feira, fevereiro 12, 2008

Resenha do livro Head First Software Development da O'Reilly

O livro Head First Software Development, da O'Reilly, segue o mesmo padrão de conteúdo da série Head First: uso de imagens, análise de exemplos reais e simulados para ajudar no entendimento dos tópicos considerados, utilização de exercícios como: palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, sessões de perguntas e respostas. Tudo com o intuito de reforçar conceitos estudados em um capítulo.

O livro possui uma meta ousada: Ensinar melhores práticas, técnicas e princípios para um ótimo processo de desenvolvimento de software e mostrar como é o ciclo de vida do desenvolvimento de software.

Os autores optaram claramente por demonstrar neste livro uma abordagem ágil para o desenvolvimento de software. O grande diferencial do livro é seu aspecto lúdico e divertido, o que facilita a leitura.

A seguir o conteúdo de cada capítulo:

1. Great Software Development
2. Gathering Requirements
3. Project Planning
4. User Stories and Tasks
5. Good-enough Design
6. Version Control
7. Testing and Continuous Integration
8. Test-Driven Development
9. Ending an Iteration
10. The Next Iteration
11. Bugs
12. The Real World
Appendix A. Leftovers
Section A.1. #1. UML class diagrams
Section A.2. #2. Sequence diagrams
Section A.3. #3. User stories and use cases
Section A.4. #4. System tests vs. unit tests
Section A.5. #5. Refactoring
Appendix B. techniques and principles
Section B.1. Development Techniques
Section B.2. Development Principles

É interessante notar que também existe um bom tratamento sobre as ferramentas básicas para a montagem de um bom ambiente colaborativo de desenvolvimento nos capítulos 6 e 7. No capítulo 5 encontramos uma breve exploração de conceitos relacionados a design (projeto) e refactoring de software.

Eu, particularmente, já conhecia todas as técnicas mostradas por eles e que são tratadas em diversos outros livros sobre processos ágeis. Recomendo fortemente para pessoas que querem conhecer mais sobre desenvolvimento ágil (e ainda possuem muitas dúvidas) e também para profissionais experientes que desejam ler um livro com uma abordagem mais interessante e diferenciada.

O livro também é muito recomendável para uso em disciplinas de Engenharia de Software, Processos de Desenvolvimento de Software e em treinamentos de métodos ágeis. Seus fortes aspectos didáticos auxiliam no entendimento de todos os tópicos abordados, seus relacionamentos e sua importância para o desenvolvimento de softwares.

Marcadores: ,

2 Comentários:

At 10:14 AM, Blogger Joel Lobo disse...

Olá, Papo. O livro foca o XP, fala de outras metodologias ágeis, ou fala de práticas genéricas do desenvolvimento ágil?

 
At 10:17 AM, Blogger José Papo, MSc disse...

Ele fala de práticas e técnicas genéricas. Na realidade ele pega boas práticas de várias e coloca num formato didático. Porém diria que a ênfase maior é em Scrum e XP.

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas