quinta-feira, janeiro 31, 2008

Uma Introdução ao OpenUP na revista Visão Ágil

Escrevi um artigo na terceira edição da revista Visão Ágil com uma introdução ao OpenUP. Basta acessar a terceira edição da revista e buscar pela matéria na página 25.

O texto inicia assim:

"OpenUP é um processo enxuto, baseado no 'Unified Process', que possui um ciclo de vida iterativo e incremental. O OpenUP também foi elaborado como uma filosofia ágil, pragmática e que foca na natureza colaborativa do desenvolvimento de software. É um processo de baixa cerimônia e que não indica nenhum tipo de ferramenta específica. Uma das características visíveis do OpenUP é que a disciplina de gestão de projetos é uma adaptação do Scrum (processo ágil empírico com foco nos aspectos de gestão de projetos, sem entrar em detalhes da engenharia de software).

O OpenUP possui princípios (isto é, se você não seguir um dos princípios você não está na realidade adotando o processo como se deve) semelhantes à versão 7 do RUP. Eles são:

● Balancear prioridades competidoras para maximizar o valor aos envolvidos do projeto.
● Colaborar para alinhar interesses e compartilhar entendimento.
● Focar cedo na arquitetura para minimizar riscos e organizar o desenvolvimento.
● Evoluir para continuamente obter feedback e melhorar.

O OpenUP pode ser mais facilmente entendido através dos seus ciclos de visibilidade. Vamos falar sobre cada um deles separadamente, na seqüência do ciclos mais curto até o ciclos mais longo, para dar uma visão clara de como é a vida em um projeto OpenUP...".

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas