sexta-feira, janeiro 04, 2008

Otimização de sites de busca ( SEO ) para desenvolvedores - Introdução

Esse é o artigo introdutório na série sobre Marketing em sites de busca ( Search Engine Marketing ) e Otimização de sites de busca ou Search Engine Optimization - SEO.

O Marketing em sites de busca ( Search Engine Marketing ) se tornou um negócio de bilhões de dólares em todo o mundo. Aparentemente esse deveria ser assunto para profissionais da área de Marketing. Porém, como veremos nesse e outros artigos, essa matéria precisa ser pensada e feita pelos desenvolvedores também.

Vamos começar com os conceitos básicos. Podemos dividir o Marketing de busca em duas grandes estratégias:

- A busca paga com links patrocinados ( chamada de Pay-per-Click Search Engine Marketing ).
- Um bom resultado do seu site em uma busca orgânica ( onde pode-se usar técnicas de Otimização de sites de busca ou Search Engine Optimization - SEO ), isto é, o link do seu site aparecendo na lista não paga do site de busca.

Este artigo trata da estratégia de melhoria das buscas orgânicas, através de técnicas de otimização de sites de busca ( Search Engine Optimization - SEO ). Mas por que esse assunto é importante também para os desenvolvedores (arquitetos, gerentes de projeto, programadores, analistas de sistemas, analistas de requisitos e testadores)? Porque, para obter um bom posicionamento nas listas orgânicas de sites de busca, a arquitetura de um site é tão importante quanto o conteúdo otimizado para buscas criado por publicitários e profissionais de marketing.

Por ser um aspecto arquitetural crítico ouso dizer que esse pode ser considerado um novo requisito não funcional! Para criar um site dinâmico que seja acessível na Internet os analistas de requisitos deveriam ter mais algumas perguntas para fazer em suas entrevistas, dentro da categoria de requisitos não-funcionais:

- O site deve ser otimizado para sites de busca?

- Qual deve ser o nível dessa otimização?

- O site possui como um de seus objetivos estar no topo do ranqueamento do Google, Yahoo e MSN?

Mas por que devemos nos preocupar com a otimização de sites de busca o mais cedo possível em um projeto de site na Internet? Porque um bom conteúdo só será bem otimizado se estiver assentado numa boa fundação arquitetural. Se essa fundação estiver ruim, não há bom conteúdo que salvará o site de um posicionamento também ruim em um site de busca. E devemos lembrar a motivação por trás de um bom posicionamento no Google, Yahoo e MSN: uma grande quantidade de pessoas ( ouso até dizer que a maioria! ) chegará ao seu site pela primeira vez através de cliques em listas orgânicas de sites de busca, e não através da digitação direta da URL do seu site em um browser! A grande maioria das pessoas que usam sites de busca tendem a clicar em um ou mais dos 10 primeiros resultados que aparecem na listagem orgânica (não paga) desses sites. Uma porcentagem menor clica nos links pagos e em links orgânicos mais afastados (que estão no final da primeira página natural ou na segunda página natural em diante).

Na parte 2 da série - Bibliografia - passarei uma excelente bibliografia comentada para que desenvolvedores e marketeiros se aprofundem neste mundo de estratégias de SEM ( Search Engine Marketing ).

Na parte 3 da série - Erros arquiteturais - trataremos dos principais problemas relacionados a SEO ( Search Engine Optimization ), cometidos por desenvolvedores ao construir um site na Internet.

E não esqueça! Se tiver alguma dúvida e/ou sugestão deixe seus comentários. Isso enriquecerá os assuntos do blog.

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1 Comentários:

At 9:37 AM, Anonymous Paulo Rodrigo Teixeira disse...

O artigo ficou legal.

Eu não costumo recomendar troca de links pois este gray hat seo pode ser arriscado.

E em erros, colocaria não tentar enganar o Google ou o Yahoo, pois se eles descobrem...

Um grande abraço

 

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