sexta-feira, janeiro 04, 2008

Bibliografia sobre Marketing e Otimizacao para Sites de Busca

Na parte 1 da série sobre otimização para sites de busca fizemos uma breve introdução aos conceitos e à necessidade de pensar a arquitetura de um site voltada para a leitura também por sites de busca.

Abaixo segue uma bibliografia básica interessantíssima sobre esse vasto assunto. Para quem quiser ou precisar entrar nesse mundo as leituras abaixo são obrigatórias.

"Search Engine Marketing, Inc.: Driving Search Traffic to Your Company's Web Site" de Mike Moran e Bill Hunt - Este livro trata de estratégias para marketing de busca, tanto orgânicas como pagas. Eu diria que este é o primeiro livro que todo profissional de marketing ou desenvolvedor SEO deveria ler sobre o assunto. Ele trata de Retorno sobre investimento das estratégias de SEM, de como criar um plano de Marketing focado em busca, dicas de como pagar links patrocinados e criar sites otimizados, entre outros assuntos.



"Search Engine Optimization For Dummies, Second Edition" de Peter Kent - Apesar do nome "For Dummies" esse é um livro fundamental sobre otimização para sites de busca. Deve ser o primeiro livro a ser lido. Ele aborda com profundidade as principais técnicas de SEO, bem como dá dicas para você não cometer fraudes que podem diminuir seu ranqueamento.



Pay Per Click Search Engine Marketing For Dummies de Peter Kent - Também da série "for Dummies" esse é um livro que explica em detalhes como utilizar links patrocinados e técnicas para comprar palavras-chave ( keywords ). Fundamental para os marketeiros de plantão que adotarem também a estratégia pay-per-click.



"Web Design for ROI: Turning Browsers into Buyers & Prospects into Leads" de Lance Loveday e Sandra Niehaus - Um livro interessantíssimo, que ajuda web designers a pensar na construção de um site com o ponto de vista do objetivo final daquele site (realizar uma compra em um site de comércio eletrônico, fazer uma assinatura mensal num site de serviços, etc). Aborda extraordinariamente bem como projetar home pages, landing pages, category pages, formulários e processo de checkout.



"AdWords For Dummies" de Howie Jacobson - Este é para quem quer se aprofundar na ferramenta para adquirir e gerenciar links patrocinados no site de buscas Google.



"Professional Search Engine Optimization with PHP: A Developer's Guide to SEO" de Jaimie Sirovich e Cristian Darie - Este é um livro fundamental para desenvolvedores. Os autores explicam em detalhes como deve ser feita a arquitetura de um site que atenda também a otimização para sites de busca. Apesar de dar exemplos de código em PHP as dicas e técnicas encontradas no livro podem ser adaptadas com facilidade para qualquer linguagem e plataforma (Java, JEE, Ruby on Rails, Delphi, Python, etc).



"Professional Search Engine Optimization with ASP.NET: A Developer's Guide to SEO" de Cristian Darie e Jaimie Sirovich - O livro é muito parecido com o imediatamente acima. A principal diferença são os exemplos de códigos, que são fornecidos em ASP .NET.



"Search Engine Optimization: An Hour a Day" de Jennifer Grappone e Gradiva Couzin - Esse é um livro muito bom para quem já possui ou dá manutenção em um site e precisa otimizá-lo para sites de busca. As autoras fornecem técnicas passo a passo para você melhorar continuamente a otimização do seu site. Neste livro fica ainda mais clara a dificuldade para otimizar um site de buscas depois que ele já foi construído. Planejar a otimização desde a arquitetura trará maiores benefícios e também um custo menor. É claro que a otimização para sites de busca nunca pode parar, mas ter uma boa fundação arquitetural facilitará o trabalho de manutenção da estratégia de SEO.

Marcadores: , ,

1 Comentários:

At 4:10 AM, Anonymous CresceNet disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas