quinta-feira, janeiro 10, 2008

Benefícios da Certificação RUP - Rational Unified Process V7.0

A certificação "IBM Certified Solution Designer - IBM Rational Unified Process V7.0", da IBM Rational, pode ser obtida com a realização do teste 839. Esse teste é uma prova realizada por um centro autorizado Prometric e seu objetivo é mostrar que o candidato conhece realmente o RUP versão 7.



Quais são, então, os benefícios da certificação RUP?



O primeiro é demonstrar para os empregadores que você estudou a fundo o tema e que realmente sabe quais são os princípios do RUP, como ele é formado, quais são suas disciplinas, papéis, atividades, etc. Isso é um diferencial, pois nota-se em sites de emprego que o conhecimento de RUP é um requisito muito pedido. Um grande número de empresas e consultorias no Brasil utiliza o framework do RUP para customizar seus processos de desenvolvimento de software.



A segunda vantagem é que você se tornará um profissional mais valioso para uma consultoria ou fábrica de software. Diversas licitações governamentais já pontuam bem as empresas que possuem profissionais certificados em RUP. Mesmo empresas privadas gostam de saber e conhecer os currículos das pessoas que trabalharão em seus projetos.



A terceira vantagem é que a certificação do RUP abre as portas para diversas outras certificações da IBM Rational. Para você se tornar um "IBM Certified Specialist for Rational Requirements Management w/Use Cases" (isto é, um especialista em gestão de requisitos) você obrigatoriamente precisa ter sido certificado em RUP 7.0. A certificação RUP, aliada a uma certificação de UML como a da OMG, demonstrará com ainda mais ênfase o seu valor.



É claro que devemos sempre lembrar que uma certificação não garante que um profissional aplicou na prática uma determinada tecnologia ou conceito, porém ela mostra que esse profissional é disciplinado o suficiente para ter estudado o assunto a fundo. Assim, ele terá mais facilidades em aplicar esse conhecimento do que aquele que ainda não teve nenhum contato com o processo.



Um ponto a favor da certificação RUP é que ele é um dos raros frameworks de processos de desenvolvimento de software que possuem uma certificação formal que ajuda a mostrar que o profissional possui um conhecimento aprofundado no assunto.



O conteúdo do exame foca no conhecimento do RUP clássico para grandes projetos e, desse modo, abrange uma grande quantidade de informações.



Portanto, no mundo competitivo do mercado corporativo, a certificação Rational Unified Process provavelmente ajudará você numa potencial disputa por vagas em uma empresa que adota o RUP como processo e também pode alavancar sua carreira e suas recompensas financeiras.



Para as empresas, contratar um profissional certificado em RUP 7 garante que aquela pessoa já possui um conhecimento razoável do framework e que, desse modo, terá maior facilidade de se adaptar ao processo de trabalho da organização. Mostra também que a pessoa é disciplinada e interessada o suficiente para estudar maneiras de melhorar seu trabalho (um processo está aí para isso: ajudar você a melhorar continuamente sua forma de desenvolver software com qualidade e agilidade).



Logo teremos uma grande novidade para ajudar as pessoas a obter a certificação IBM Certified Solution Designer - IBM Rational Unified Process V7.0. No início de fevereiro haverá maiores detalhes aqui no blog. Quem tiver interesse em tirar a certificação ainda este ano pode mandar um email para mim. Empresas interessadas em fazer com que seus profissionais sejam certificados em RUP também podem entrar em contato. Eu responderei com as informações iniciais desse apoio que ainda não existe com força aqui no Brasil. O endereço é jose ponto papo arroba gmail ponto com ( transforme a palavra ponto em . e a palavra arroba em @ ).

Vamos nos capacitar e crescer profissionalmente para tornar o Brasil um país mais avançado!

Marcadores: ,

2 Comentários:

At 10:31 PM, Blogger Fernando Dantas Santos Júnior disse...

Olá Papo,

Parabéns pelo blog, especialmente os posts sobre RUP me ajudaram muito quando fiz a prova. Gostei tanto do assunto que estou escrevendo um blog sobre RUP. Se possível poderia inclusive divulgar um link para o meu blog a partir do seu? O endereço é www.fernandodantas.com.br. Abraço.

 
At 3:01 PM, Anonymous Anônimo disse...

Amigo, gostei muito deste post. VOcê conhece algum livro ou material da propria rational desenvolvido especificamente para estudar paara esta prova ?

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas