quarta-feira, abril 04, 2007

Planejamento das Iterações e Fases do RUP e do OpenUP/Basic

Coloco aqui minha resposta à uma pergunta surgida no grupo RUP Brasil. A pergunta é: Como se faz o planejamento das iterações no RUP (e no OpenUP e OpenUP/Basic) para se ter uma idéia do projeto todo? É realizado um levantamento de requisitos, desenhados todos os casos de uso, e a medida que as iterações vão sendo concluídas eu defino quais casos de uso serão implementados?

Faço um planejamento inicial a longo prazo distribuindo os casos de uso nas iterações e no curto prazo revejo esse planejamento, no sentido de verificar se o que planejei eu cumpri e então definir o que fazer na próxima iteração?

O tamanho de uma iteração, tempo e duração seria de duas semanas? Se eu tiver uma rotina batch por exemplo, um MRP, uma rotina de fechamento que leve mais de uma iteração. Como quebrar isso?

Resposta de José Papo (eu mesmo :-) !!!):

Não se levantam todos os requisitos para depois começar a planejar o projeto. A maior parte dos requisitos (não todos pois o restante será levantado na fase de Construção) estarão definidos (cerca de 80% de acordo com o RUP) no final da última iteração da fase de Elaboração. A fase de Iniciação irá gerar um escopo e estimativa macro e também um plano de projeto macro. Somente no final da fase de Elaboração(com 80% dos requisitos levantados e uma arquitetura executável criada) haverá uma estimativa mais confiável (com 25% de variação). Recomendo minhas aulas sobre planejamento de projetos iterativos que disponibilizei em meu site Erudio.

Vide especialmente as aulas 4 e 5 da disciplina de RUP e Processos Iterativos.

Segundo o RUP uma iteração pode ter de 2 a 6 semanas, de acordo com a necessidade do projeto. Menos ou mais que isso acaba se tornando um pouco difícil. Você não necssariamente precisa fazer todo um caso de uso dentro de uma iteração. Conforme explico nas minhas aulas de RUP e Processos Iterativos um work item de uma iteração pode ser apenas um fluxo, um cenário ou parte de um fluxo de um caso de uso. Você pode implementar uma fatia "magra" de um cenário numa iteração e completá-lo numa iteração posterior.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas