terça-feira, março 27, 2007

Linha de base de requisitos com o IBM Rational RequisitePro Baseline Manager

O IBM Rational RequisitePro Baseline Manager é parte integrante da ferramenta IBM Rational RequisitePro. O IBM Rational RequisitePro é uma ferramenta de gestão de requisitos que possui um repositório central de requisitos do projeto.

A grande vantagem do Rational RequisitePro é ter embutida a ferramenta IBM Rational RequisitePro Baseline Manager. Esta tira uma "foto" da base dos requisitos do projeto em um ponto particular do ciclo de vida do desenvolvimento. Essa "foto" é conhecida como a linha de base de um determinado momento do projeto e contém requisitos, visões de requisitos, pacotes, documentos Word e a estrutura do projeto ReqPro.

Você pode criar quantas linhas de base de requisitos quiser. Algumas dicas de pontos críticos:
  • Depois que os requisitos são revisados e aprovados.
  • Ao final de cada iteração do projeto iterativo.
  • Quando os requisitos forem disponibilizados em produção.
  • Toda vez que você desejar salvar uma cópia do projeto para backup.
O RequisitePro Baseline Manager fornece as seguintes funcionalidades:
  • Criar baselines.
  • Comparar baselines (ele usa uma ferramenta parecida com o diff visual do ClearCase para comparar duas linhas de base lado a lado).
  • Gerar relatórios com os conteúdos de uma linha de base ou com as diferenças entre linhas de base.
  • Criar um projeto no Rational RequisitePro a partir de uma linha de base existente.

O Rational RequisitePro Baseline Manager converte todos os requisitos contidos no banco de dados de um projeto RequisitePro para arquivos XML e todos os documentos em documentos Word. Ele coloca todos esses arquivos numa pasta correspondente à linha de base de requisitos gerada.

Há uma vantagem interessante neste processo de linhas de base puramente por arquivos, pois é possível realizar um check-in ou commit dos arquivos XML e Word para um repositório de alguma ferramenta de controle de versões como Subversion, CVS, Rational ClearCase, Microsoft Team Foundation Server, Borland StarTeam, etc. Desse modo, caso seja necessário recriar um projeto a partir de um baseline antigo basta recuperar ( fazer o check-out ) os arquivos da linha de base e pedir para que o Rational RequisitePro Baseline Manager crie um projeto a partir dos arquivos salvos no repositório de controle de versões.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas