terça-feira, janeiro 31, 2006

RTH - Mais uma ferramenta open source para gestão de testes

O RTH é uma interessante ferramenta com foco em gestão de testes. Porém possui módulo para cadastrar também requisitos, como veremos mais à frente. Facilita a associação e relacionamento das informações. É uma espécie de Mercury TestDirector (claro que não tem tantas funcionalidades quanto a ferramenta da Mercury) só que open source. É também uma concorrente para a também ótima ferramenta open source TestLink, já citada em meu blog.

No comparativo com o TestLink vejo como as seguintes vantagens do RTH:

- Interface gráfica mais intuitiva
- Capacidade de versionar mudanças em requisitos e documentos anexos
- Visão dos requisitos como uma árvore hierarquizada
- Definição mais granular dos passos de um caso de teste e das possíveis falhas
- Discussões(estilo fórum) em requisitos

Como desvantagem posso citar:

- Inexistência de uma integração simples com uma ferramenta de bug tracking externa (porém ele possui a sua própria funcionalidade de bug tracking para controlar os defeitos)
- Quantidade de relatórios ainda pequena

Segue um fluxo breve e algumas das telas da ferramenta para dar uma noção do que faz.

A tela inicial do rth é essa:


Os primeiros passos (depois de instalar e configurar conforme descrito nas instruções do site, o que levei uns 10 minutos para fazer) são relacionados à criação do projeto, tipos de requisitos que serão coletados, tipos de testes, usuários alocados ao projeto, tipos e categorias de defeitos. Não vou demonstrar essa parte porque ele possui um projeto Demo para exemplificar também. Eu criei um novo projeto para testar as funcionalidades.

Abaixo podemos ver a tela onde registramos os requisitos do nosso projeto. Estes podem ser classificados conforme os desejos do usuário (user stories, casos de uso, requisitos declarativos, cenários, etc e etc!):


A tela a seguir mostra uma das abas que um requisito possui. São discussões associadas a um requisito específico. Uma ótima funcionalidade também existente em ferramentas como o Rational RequisitePro:




A tela a seguir também é muito interessante, pois é uma visão dos requisitos em forma de árvore e diretórios mostrando requisitos associados como pais e filhos(talvez até ajude a atender o requisito do CMMI 2 de uma matriz de rastreabilidade)


Agora uma visão da aba onde estão os casos de teste associados ao requisito. No momento do cadastro da associação podemos definir o quanto de cobertura cada caso de teste fornece a um requisito:


A primeira tela com os detalhes de um caso de teste:


E essa tela mostra cada um dos passos registrados dentro do caso de teste e permite a adição de novos passos:


No RTH, assim como no TestLink, podemos criar builds dentro de uma release. Poderíamos também chamar de baterias de testes ou ciclos de testes que podem ocorrer. O poder desse conceito é que podemos controlar o número de vezes que executamos cada caso de teste em uma versão, iteração e/ou bateria. A tela abaixo mostra como asssociar um caso de teste a um conjunto de testes(você pode querer controlar o conjunto de testes funcionais e o conjunto dos testes de performance em separado) dentro de uma bateria:


Agora vamos observar a tela que controla os resultados de um conjunto de testes dentro de uma bateria de testes que está dentro de um release (ufa :-) !!!):


Clicando no detalhe de um caso de teste o que encontramos? Cada um dos passos do caso de teste com a informação se passou ou falhou (não coloquei aqui a tela onde você vai marcando cada um dos passos da execução do caso de teste). Note que no passo 2 eu já associei um defeito(de número 00003) ao passo com falha do caso de teste:


Portanto ao clicar no link do defeito somos levados à tela com os detalhes do defeito. Aqui entramos no ciclo da funcionalidade que uma ferramenta de bug ou issue tracking também nos oferece. Note o dado "Verification ID". Ele possui um link que nos leva de volta ao caso de teste falho dentro da bateria de testes. Ótimo para o desenvolvedor que precisa entender o que foi feito pelo analista de testes e onde ocorrer exatamente o erro:


E, para finalizar as screenshots, um dos relatórios já disponíveis na ferramenta:


Quanto à desvantagem de integração com ferramentas de issue tracking externas há dois modos de resolver: um mais fácil(a famosa gambiarra) e o mais difícil. No mais fácil você pode criar o defeito do rth mas usá-lo apenas para colocar um link apontando para a página do bug cadastrado na ferramenta oficial. A outra maneira é customizar o código-fonte do produto para fazer essa integração como é feita no TestLink.

Para terminar digo que não resisti à curiosidade e mandei alguns e-mails para os desenvolvedores da ferramenta. Com a permissão já requisitada deles descrevo aqui o que eles pretendem para futuras versões:

"Jose,
We don't currently have integration with other bug trackers but it's not a big job to add the integration. Maybe something I'll work on with our next release. I'm getting ready to release a new version that cleans up a few bugs and allows users to import and export to excel rather than csv format.
After that, I want to finish the e-mail functionality within bugs and then write more reports. We capture a lot of data, but I haven't finished writing all the reports that I want to. I'll probably upload a new release that includes the excel integration this weekend. Thanks for the promotion. I hope this information helps.

Thanks, George"

Muito obrigado a eles por mais uma interessante ferramenta para a comunidade de engenharia de software!!!

PS: Quem for instalar a ferramenta talvez tenha duas dificuldades que eu tive. A primeira pode ocorrer quando você tenta criar um novo projeto. Pode ocorrer um erro no mkdir. Depois de uma rápida busca sobre essa função do PHP descobri que isso se resolve com a maneira como você define o PATH dos diretórios. Portanto você precisa mudar a variável 'FILE_UPLOAD_PATH' do arquivo properties_inc.php para que fique assim:
'FILE_UPLOAD_PATH', "C:\\Program Files\\xampp\\htdocs\\rth\\rth_file_upload\\"

O outro problema é que podem aparecer mensagens de warning estranhas em suas páginas. Isso ocorre porque por default as variáveis 'SHOW_WARNINGS' e 'SHOW_NOTICES' podem estar ON. Basta colocá-las em OFF.

Outro lembrete: as páginas funcionam melhor no browser IE. Quando testei com o Firefox várias configurações de cores e fundos ficaram desabilitadas.

Marcadores:

14 Comentários:

At 11:58 AM, Anonymous Anônimo disse...

CARO Jose Papo

Venho atraves comentar que tentei utilizar esta ferramenta mas ela esta dando um erro de login, voce saberia me dizer o que poderia ser

 
At 2:52 PM, Anonymous Anônimo disse...

Caro Jose Papo

Eu tambem tive um erro no login, acho que é arquivo properties_inc.php, veja se tem alguma coisa errada

 
At 3:07 PM, Anonymous Junior disse...

Boa tarde!
Amigo , tenho o testlink já instalado aqui na empresa e queria saber se o testlink pode apontar para duas bases de dados ou eu teria que instalar outro testlink para a outra base?

 
At 5:49 PM, Blogger Gleiston disse...

Boa tarde a todos,

Pessoal, estou precisando instalar e configurar as ferramentas Testlink e Testetool, se alguém tiver um tutorial ou conhecer um site onde eu possa encontrar alguma informação sobre as ferramentas, ou até mesmo já tiver trabalhado com elas e quiser compartilhar experiência. Qualquer ajuda será bem vinda.

Att,
Gleiston

 
At 5:51 PM, Blogger Gleiston disse...

Boa tarde a todos,

Pessoal, estou precisando instalar e configurar as ferramentas Testlink e Testetool, se alguém tiver um tutorial ou conhecer um site onde eu possa encontrar alguma informação sobre as ferramentas, ou até mesmo já tiver trabalhado com elas e quiser compartilhar experiência. Qualquer ajuda será bem vinda.

Att,
Gleiston

 
At 5:56 PM, Blogger Gleiston disse...

Como você já tem estalado o Testlink ai na empresa, será que você poderia me dar algumas dicas ou tutorial de como instalar a ferramenta? Se puder ficarei muito grato.

 
At 9:42 AM, Anonymous Roberta disse...

Olá José.

Estou querendo utilizar O RTH na empresa onde trabalho, mas gostaria de tirar uma duvida que não consegui ver no site.
Essa ferramenta possui importação / exportação de / para arquivos com extensão .cvs ?

 
At 7:59 PM, Anonymous Gisela disse...

Boa Noite, José,

gostaria de saber se pode me ajudar na instalação das ferramentas RTH e TestLink. Nas duas ocorre o mesmo erro de sessão do PHP, Permission denied (13) no diretório. Apesar de ter permissão no diretório configurado. Vc teria alguma dica?

 
At 7:59 PM, Anonymous Gisela disse...

Boa Noite, José,

gostaria de saber se pode me ajudar na instalação das ferramentas RTH e TestLink. Nas duas ocorre o mesmo erro de sessão do PHP, Permission denied (13) no diretório. Apesar de ter permissão no diretório configurado. Vc teria alguma dica?

 
At 7:34 PM, Anonymous Grasi disse...

Olá,
Amigo eu já tenho o testlink instalado, mas gostaria de saber se vc tem um tutorial explicando como utilizar o testlink.

Grasi

 
At 10:46 AM, Anonymous Dalila disse...

Olá. Existe um grupo de Teste de Software no yahoo grupos. Neste grupo, além de diversos outros materiais, é possível encontrar o manual do testlink 1.7 em português. A associação deverá ser aprovada pelo moderador do grupo.

 
At 10:48 AM, Anonymous Dalila disse...

Esqueci de citar: o nome do grupo é DFTestes. Também estou implantando o testlink na empresa onde trabalho e disponibilizo o meu email para quem quizer trocar informações sobre teste de software.

dalila@sponte.com.br

 
At 8:03 PM, Anonymous lindomar disse...

Boas, vou usar o RTH numa disciplina da faculdade e estou tentando instala-lo só não me atino com isto.já tenho um server apacha a funcionar só não sei o tenho k mudar para relacionar os php's com o meu localhost.será podia me ajudar?obrigada pela informação disponibilizada.

 
At 7:34 PM, Anonymous Anônimo disse...

Por que nao:)

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas