terça-feira, janeiro 24, 2006

Certificações IBM Rational

Hoje finalmente finalizei o ciclo de certificações IBM Rational que eu almejava. Em três semanas realizei cinco exames para obter três certificações distintas.

Para obter a certificação IBM Certified Specialist for Rational Unified Process foi necessário o teste 639: Rational Unified Process realizado em centro autorizado Prometric.

Para obter a certificação IBM Certified Specialist for Rational Requirements Management w/Use Cases foram necessárias quatro provas realizadas em centro autorizado Prometric:
Teste 636 - Requirements Management with Use Cases - Part 1
Teste 637: Requirements Management with Use Cases - Part 2
Teste 638: Rational RequisitePro
Teste 639: Rational Unified Process

Para obter a certificação IBM Rational Solution Sales Professional foi necessário realizar um exame via web.

É importante lembrar que estas certificações são abertas ainda apenas para IBM Business Partners. Porém qualquer um pode fazer o exame na Prometric. Apenas não conseguirão receber o certificado oficial da IBM.

Meus scores nas provas foram os seguintes:
Requirements Management with Use Cases Part 1 --> 78% (Mínimo para passar 68%)

Requirements Management with Use Cases - Part 2 --> 94% (Mínimo para passar 68%)

Rational RequisitePro --> 82% (Mínimo para passar 75%)

Rational Unified Process --> 93% (Mínimo para passar 70%)

Rational Sales Mastery --> 94.1% (Mínimo para passar 75%)


As provas costumam ter quatro alternativas por questão sendo que algumas questões podem ter mais de uma resposta possível. Apenas a prova de RUP (que é a mais complexa e possui maior quantidade de assuntos) possui sempre 5 alternativas (inclusive para as questões com mais de uma resposta!!!), o que torna a prova mais difícil.

Recomendo as seguintes estratégias para estudo por prova:
Requirements Management with Use Cases Part 1 --> Material de Treinamento Oficial da IBM do curso Mastering Requirements Management with Use Cases e leitura da disciplina de Requirements do RUP 2003. A parte 1 foca mais nos conceitos da gestão de requisitos e gestão de mudanças.

Requirements Management with Use Cases - Part 2 --> Material de Treinamento Oficial da IBM do curso Mastering Requirements Management with Use Cases e leitura da disciplina de Requirements do RUP 2003. A parte 2 é voltada para modelagem de casos de uso (sabia que esse era meu forte :-)! ).

Rational RequisitePro --> Material de Treinamento Oficial da IBM do curso Essentials of Rational RequisitePro e experiência de uso na ferramenta propriamente dita.

Rational Unified Process --> Material de Treinamento Oficial da IBM do curso Essentials of Rational Unified Process, leitura do RUP 2003 (a fundo!) e experiência prática com o RUP.

Rational Sales Mastery --> Apresentações de Vendas da IBM Rational liberadas para parceiros e livros de vendas de soluções.

Quem tiver interesse em mais informações basta deixar um comentário neste artigo. Se eu puder responderei com prazer! Minhas próximas metas de certificações esse ano ainda são: ITIL, Cobit e MSF 4.0. Para o início do ano que vêm (também tenho que terminar meu mestrado este ano!!!) o PMP.

José Papo, o mais novo:

IBM Certified Specialist for Requirements Management w/Use Cases
IBM Certified Specialist for Rational Unified Process
IBM Rational Solution Sales Professional

Marcadores:

37 Comentários:

At 12:57 PM, Anonymous Anônimo disse...

Gostaria de saber qto custa cada certificação?

 
At 1:03 PM, Blogger José Paulo Papo disse...

O preço de cada tentativa no exame custa em torno de 75 dólares. Mais informações você pode encontrar no site da Prometric.

 
At 2:23 PM, Anonymous Anônimo disse...

Boa tarde,

Qual o endereço da prometric?

Abraços

Carlos

 
At 2:34 PM, Blogger José Paulo Papo disse...

O endereço da Prometric é http://www.prometric.com . Basta clicar em "Schedule a Test" e seguir as instruções.

 
At 2:35 PM, Anonymous Anônimo disse...

EU não consegui encontrar o manual do RUP 2003. VOcê tem o link ou somente vem com o software do RUP?

Obrigado

 
At 2:36 PM, Blogger José Paulo Papo disse...

Não existe um manual do RUP 2003. Apenas o produto. O que você pode encontrar são bons livros como o "RUP: An Introduction" (já tem uma tradução para o português) e o "RUP Made Easy". Porém para a prova recomendo fortemente que você também estude pelo produto da IBM.

 
At 2:41 PM, Anonymous Anônimo disse...

EU estou baixando RUP WorkBench. NEsse software vem o Manual? O problema de livros é que em Portugues somente existe o INtroduction. O RUP Made EAsy é melhor mas somente em ingles.

 
At 2:44 PM, Blogger José Paulo Papo disse...

O RPW é uma ferramenta para customização ou criação de um processo e não possui o RUP. Na verdade já é obsoleto pois foi substituído pelo Rational Method Composer. Este sim vêm com a versão do RUP só que 2006.

Infelizmente para as certificações é recomendável o estudo por materiais em inglês. As provas são somente em inglês e o RUP 2003 e 2006 ainda não possuem uma tradução para nossa língua.

 
At 7:04 PM, Anonymous Hamilton Albuquerque disse...

Parabéns pelas Certificações! Sucesso e Saúde! Boa Sorte e Bons Estudos nas próximas!

Quando eu "crescer" vou tirar as minhas também! ;)

[]s

Hamilton Albuquerque
Aluno da UFPA - Ciência da Computação
Bolsista do Laboratório de Engenharia de Software - LABES - UFPA
www.labes.ufpa.br

 
At 9:28 PM, Anonymous Fabrício de Almeida disse...

Há previsão para estas certificações estarem abertas ao público em geral (não-ibm business partner)?
Como é a aceitação desta certificação no mercado?

 
At 10:45 PM, Blogger José Paulo Papo disse...

Caro Fabrício,

Sobre a abertura ao público em geral não sei responder. Talvez seja interessante mandar um email à IBM e verificar. Normalmente a IBM costuma lançar suas certificações ao público em geral também.
Sobre a aceitação de mercado é difícil definir com certeza absoluta. Toda certificação é úti le válida como mais uma demonstração de seu conhecimento. Mas nada melhor do que comprovar a sua experiência na prática e através de depoimentos de clientes, líderes e companheiros de trabalho.
Eu particularmente tirei as certificações também por se tratar de assuntos com os quais me identifico muito e que realmente gosto de trabalhar. Foi apenas uma "comprovação" em números do meu conhecimento nos tópicos de engenharia de software, processos iterativos e incrementais com foco no RUP e em gestão de requisitos. Também acho que fazer uma certificação com mero estudo teórico só para dizer que a possui não é muito válido. E é uma coisa que preocupa, inclusive vendo o que ocorre hoje com o PMP.

 
At 11:28 PM, Blogger sauloarruda disse...

Olá José Paulo,

Achei muito válida sua iniciativa de compartilhar sua experiência na utilização do RUP. Eu estou estudando e iniciando a utilização do RUP a 6 meses na empresa que trabalho. Eu sinto muita falta de pessoas com experiência para troca de idéias. Também tenho um blog (http://sauloarruda.eti.br) e gostaria de manter contato contigo como um canal de discussão sobre assuntos relacionados à Engenharia de Software e outros mais. Peço também sua autorização para publicar o endereço do seu blog como meus favoritos. Aguardo o contato, se quiser meu e-mail é contato@sauloarruda.eti.br.

[]'s

Saulo Arruda
http://sauloarruda.eti.br

 
At 12:11 AM, Anonymous Anônimo disse...

Oi, e existe algum simulado para essa certificacao do RUP? Ou a preparacao é realmente so' por estudo e experiencia?

Obrigado.

 
At 11:04 PM, Blogger Thiago Bernardes disse...

Olá!

Onde obtenho o materiai de treinamento oficial da IBM do curso Mastering Requirements Management with Use Cases e Essentials of Rational RequisitePro?

Procurei no site da IBM , mas n encotrei.

Obrigado!

Thiago

 
At 8:50 AM, Blogger José Paulo Papo disse...

Só há três alternativas para se obter:

1 - Você trabalhar para um IBM Business Partner e ser um instrutor.

2 - Estar cadastrado no programa Academic Initiative (é para professores de ensino superior que lecionam em faculdades com vínculo de parceria com a IBM)

3 - Adquirindo o treinamento e fazendo o curso. Nesse você recebe o material oficial do aluno impresso.

 
At 8:38 PM, Anonymous Anônimo disse...

Olá José Paulo, estou fazendo um trabalho para a universidade e não achei muita informação sobre o Rational Method Composer no site da IBM, será que você tem algum material que possa me fornecer, de preferência em inglês.
Atenciosamente - Sheyla Mariana

 
At 8:39 PM, Anonymous Anônimo disse...

O meu e-mail é: sheylamariana@gmail.com

 
At 10:39 AM, Anonymous Anônimo disse...

Olá José Paulo,

Irei fazer um curso de RUP pela empresa onde trabalho e posteriormente farei a prova. Gostaria de saber se existe algum simulado para esta certificacao. Agradeço desde já.

Adriana
adriana_duarte@msn.com

 
At 11:04 AM, Blogger José Paulo Papo disse...

Olá Adriana, como vai?


Existe um simulado da APG neste link: http://www.aprocessgroup.com/products/exam_02_0402.asp . Eu particularmente não o adquiri. Porém fiz o download da versão trial, que continha algumas questões disponíveis.

Recomendo uma boa preparação, conhecimento e experiência do RUP, pois a prova possui várias questões complicadas (digamos capciosas... he, he!) e muitas vezes com mais de uma resposta correta.

 
At 2:08 PM, Blogger manoel disse...

Olá a todos.
José Paulo, posso tirar a certificação na Prometric e quando houver oportunidade de trabalho em um partner obter o certificado da prova realizada? Se aprovado, claro! :)
Obrigado.
Manoel.
mtolentino@ig.com.br.

 
At 9:31 AM, Blogger José Paulo Papo disse...

Olá Manoel!

Um colega meu fez isso. Ele realizou o exame sem estar num parceiro. Só não sei se ele poderá obter o certificado oficial mesmo caso entre em um parceiro. Isso teria de ser verificado com a própria IBM.

Quando você realiza o agendamento do teste na Prometric uma da perguntas (requisitadas pela própria IBM) no formulário de dados pessoais é um checkbox que você marca, caso trabalhe em um parceiro IBM.

De qualquer modo, ao passar no exame você receberá a folha da Prometric (com seu carimbo oficial) com o resultado do exame. Mesmo sem o certificado bonito da IBM (e um cartão de bolso legal que mandam :-) ) já é uma realização!!!

Abraços!

José Papo

 
At 8:51 AM, Anonymous Juliana disse...

Olá, estava pesquisando sobre o RMC e encontrei seu site. Estou desenvolvendo minha monografia e uns dos temas eh o RMC você teria algum material para me enviar?
[ju.kaervek@bol.com.br]

Obrigada e sucesso!

 
At 9:13 AM, Anonymous Leonardo Araújo disse...

Olá José Paulo,

Você seguiu alguma ordem específica para fazer as provas do RMUC? Qual foi a primeira prova a fazer?
É obrigatório fazer todas as 4 provas do RMUC (Gerenciamento de requisitos com casos de uso 1 e 2, reqpro e rup)ou posso fazer apenas uma? Ainda existe aquele esquema de quem faz as 4 e é aprovado ganha um certificado e título de Consultor Rational?

 
At 9:47 AM, Blogger José Paulo Papo disse...

Olá Leonardo. Particularmente eu fiz na seguinte ordem:

1 - RMUC parte 1
2 - RMUC parte 2
3 - ReqPro
4 - RUP

Você pode fazer em qualquer ordem que quiser. Também não existe obrigatoriedade de realizar um ou outro exame. A questão é que você só recebe o certificado em si quando termina todas as 4 provas. Já para se tornar um especialista RUP você só precisa do exame de RUP. Note então que obtive dois certificados de uma vez só, no final!

Se você fizer uma só, que não dá titulação de especialista, você só terá o papel da Prometric validando que você passou no exame. Mas não pode usar logo da IBM, etc.

E lembre-se que você precisa estar trabalhando para um parceiro IBM Rational para ganhar o certificado.

 
At 7:25 PM, Anonymous Anônimo disse...

Existe algum site onde se tem o pessoal certificado em RUP?

Gostaria de saber o quantitativo de pessoal certificado em RUP.

 
At 5:29 PM, Blogger Diego disse...

Gostaria de saber quais os pré-requisitos para se fazer a prova
Agredeço desde já.

 
At 11:36 AM, Blogger TMoura disse...

Jose,

Você recomenda preparação para as provas através de material oficial dos cursos da IBM. Não tenho acesso a este conteúdo, portanto gostaria de saber:

Você poderia correspondê-los a alguma bibliografia disponível no mercado?

 
At 9:23 PM, Blogger Renato disse...

E ae cara blz, estou estudando pra certificação RUP, gostaria de saber a quantidade de questões a prova e como é a pontuação das questões, se pra ganhar o ponto da questão tem que acertar todos os itens corretos ou se vc errar um item vc também pontua... valew... Parabens pelas certificações.

 
At 9:47 PM, Blogger Renato disse...

E ae cara blz, estou estudando pra certificação RUP, gostaria de saber a quantidade de questões a prova e como é a pontuação das questões, se pra ganhar o ponto da questão tem que acertar todos os itens corretos ou se vc errar um item vc também pontua... valew... Parabens pelas certificações.

 
At 1:39 PM, Anonymous Anônimo disse...

Bom dia! primeiro lugar parabens pelo seu destaque. Estou comecando minha carreira de Certificacoes IBM . O primeiro exame que vou fazer eo Test 076 - System x Sales V4. Gostaria se possivel me indicar Sites e tutoriais, Simulados para este exame. obrigado pela sua ajuda.Teixeira.

 
At 10:01 PM, Blogger Marcão disse...

Papo, boa noite! Estou querendo fazer a prova IBM RUP,gostaria de saber aonde consigo o material pra baixar ou comprar pra eu poder estudar?
me responde por favor por email, aguardo
marcoaurelioso@gmail.com
Mto Obrigado.

 
At 11:53 AM, Blogger Josafá disse...

Qual é o numero de questões das provas de mrmuc 1 e 2.
Abraço
Josafá

 
At 11:31 AM, Blogger Cláudia disse...

José, você é fera! Já fiz a prova de RUP v07 e tirei 94%... agora quero tirar as outras também.
Parabéns!
Cláudia Cristina.

 
At 3:52 PM, Blogger Thiago disse...

Meu caro José Paulo,

Estava estudando para o teste 639. Ele foi descontinuado pelo ibm? No site da IBM continua na lista de exames, mas na hora de marcar o exame na prometric, não o encontrei.

Obrigado

 
At 10:28 AM, Blogger isomar disse...

gostaria de saber onde faço o treinamento pra essas certficações?

 
At 10:29 AM, Blogger isomar disse...

gostaria de saber onde faço o treinamento pra essas certficações?

 
At 8:22 PM, Anonymous Anônimo disse...

Oi José, a prova do RUP é em inglês, certo?
Para quem entende o idioma de forma basica, consegue realizar a prova?
Obrigada

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas