quinta-feira, novembro 24, 2005

Leituras da Semana IV

Comprei e estou lendo o livro Estimating Software-Intensive Systems de Richard Stutske. Realmente é a bíblia sobre estimativas para o mundo de sistemas de informação. Há técnicas também para estimar implantação dos chamados softwares COTS(Commercial Off The Shelf) como SAP, por exemplo.

Além dos métodos de estimativa, que são muito interessantes de se conhecer e utilizar, gostei de mais um fator nesse livro ( que é parte da coleção do SEI ): a análise também para processos ágeis e os chamados flexíveis. Isso é mais uma demonstração que as metodologias ágeis viraram "mainstream". Só falta agora os compradores de software entenderem melhor porque sistemas com alta volatilidade de requisitos ficam melhor construídos com métodos ágeis e não com projetos de custo fixo e sequenciais.

Outro livro que deixou clara essa tendência do que poderia ser chamada "a velha guarda" dos metodologistas foi o livro "Balancing Agility and Discipline" de Barry Boehm que eu li no ano passado. Altamente recomendável para entender quando usar processos com foco na agilidade e quando usar processos com foco no plano.

Outro fator importante em qualquer projeto de software é uma abordagem dirigida a riscos. Para entender melhor isso recomendo o livro de outro 'papa': "Waltzing with Bears: Managing Risk on Software Projects" de Tom DeMarco.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas