segunda-feira, outubro 24, 2005

Ambientes de desenvolvimento de software - Parte III

Neste terceiro artigo trataremos das configurações necessárias no seu ambiente para permitir a geração e recebimento de e-mails pelas ferramentas (especialmente o dotProject e o Eventum em nosso caso). Só para lembrar que no artigo anterior detalhou-se a necessidade de uma infra-estrutura com PHP e MySQL e foi adotada uma arquitetura WAMP com o uso da distribuição Apache2Triad.

O primeiro teste que você pode fazer para testar sua instalação é apontar o seu browser (recomendo sempre a utilização do Firefox!!!) para a URL http://localhost/apache2triadcp . Este é um site contendo todas as informações relevantes da instalação do Apache2Triad. Seu browser irá requisitar o login (usar ‘root’) e a senha que você escolheu durante sua instalação.



No lado direito, na aba “Servers” você verá uma figura de um X ao lado do XMAIL(logo abaixo da peninha do Apache!). Clicando na figura você será levado ao PHPXMail. Este é um site Web que facilita a configuração dos arquivos do servidor de e-mail XMail.



O usuário root e a senha que você deve usar para configurar o servidor de e-mail são os mesmos usados para se logar no site do Apache2Triad. Ao se logar você deverá ter uma série de opções para configurar o servidor de e-mail. No nosso caso só precisaremos no momento utilizar a opção ‘server domains’.



Clique no domínio localhost e você encontrará as contas de e-mail já existentes na sua configuração. Provavelmente admin. Modifique um usuário clicando nele (recomendo mudar a senha do admin para usá-la posteriormente).





Para criar um novo usuário basta clicar em ‘new user’ e colocar seu nome(não coloque o @localhost pois o sufixo é automático) e senha. Crie um usuário teste1 e teste2 para realizar o teste inicial. Confira se seus uauários foram criados com sucesso.



Para testar sua configuração aponte seu browser para: http://localhost/uebimiau/ . Faça o login com o usuário teste1. Note que você pode mudar o idioma para português. Caso você queira que o default seja o idioma português vá no diretório htdocs\uebimiau\inc do local onde foi instalado o Apache2Triad (no meu caso: C:\apache2triad\htdocs\uebimiau\inc). Edite o arquivo config.languages.php. Lá você encontrará o seguinte código na linha 9:
$default_language= 5; //index of language, starting with zero
Na minha configuração eu mudei para 14 para habilitar o português. Para achar a língua é só contar (a partir do zero como está descrito!) a posição no array onde ela se encontra.



Faça um teste e escreva uma mensagem para o usuário teste2.





Saia e se logue com o usuário teste2 e você deverá ver o email recebido pelo usuário!





Para quem quiser maiores informações ou configurações avançadas recomendo entrar no site das ferramentas:

http://www.xmailserver.org/ - Página do servidor XMail
http://phpxmail.sourceforge.net/ - Página do configurador via web do servidor XMail

Até nosso próximo artigo, que tratará da instalação do Subversion e do TortoiseSVN!!!

Marcadores:

2 Comentários:

At 4:28 PM, Anonymous tonynomade disse...

Olá José, segui passo a passo sua explicação para configurar o e-mail... porém quando envio aparece uma mensagem dizendo que "Não foi possível enviar o email"
Oque devo fazer?

tonyosurfer@hotmail.com

 
At 4:47 PM, Anonymous tonynomade disse...

desculpe esqueci de informar que estou usando um servidor iis pois tbm programo em asp.

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas