quinta-feira, outubro 20, 2005

Ambientes de desenvolvimento de software

Após uma análise e testes de diversas ferramentas open source para automatizar e auxiliar o processo de desenvolvimento de software finalmente cheguei a algumas conclusões interessantes!

Consegui realizar a integração das ferrramentas dotProject, Eventum, Subversion, WebSVN, TortoiseSVN, Ant e CruiseControl para gerar um excelente ambiente para desenvolvimento em equipes colocadas e/ou distribuídas geograficamente.

Irei escrever outros artigos específicos sobre cada uma delas, esclarecendo os benefícios de cada funcionalidade e da integração completa.

Abaixo a descrição do foco de cada ferramenta:

dotProject - uma ferramenta para gestão de projetos totalmente baseada na Web. Posso dizer que é uma excelente substituta para o Project Server! E o melhor de tudo: você recebe o código-fonte(escrito em PHP) permitindo assim uma flexibilidade nas customizações!

Eventum - uma ferramenta para gerenciamento de 'issues' e 'bugs'. Ela é extremamente poderosa e na minha análise concorre frente a frente com ferramentas comerciais como FogBugz, JIRA e Rational ClearQuest. Foi desenvolvida e é utilizada pela equipe de desenvolvedores do MySQL no seu processo de desenvolvimento desse excelente banco de dados!

Subversion - O substituto para o CVS. Atualmente a melhor ferramenta de SCM(Software Configuration Management) open source. Concorre de frente com produtos comerciais como ClearCase, Perforce e outras. Suas funcionalidades estão a anos-luz do Visual SourceSafe da Microsoft(apesar de que em novembro ocorrerá o lançamento do Visual Studio Team System que conterá um produto de SCM mais robusto da MS).

WebSVN - Um produto escrito em PHP que permite a visualização de seus repositórios do Subversion via Web. É excelente especialmente para controle do projeto e para sua visibilidade.

TortoiseSVN - Ferramenta client que deve ser instalada nas máquinas dos desenvolvedores e membros da equipe que precisam ter acesso de check-in e check-out aos repositórios do Subversion.

Ant - Ferramenta para geração de builds automatizados

CruiseControl - Ferramenta para Integração Contínua. Ela monitora o status dos repositórios das ferramentas de SCM. No momento que detecta novas alterações dispara todo o processo de build da aplicação e pode ainda executar os testes de unidade e smoke tests. Ainda por cima gera um web site contendo todos os relatórios do build e de seus testes!

Fiquem ligados para outros artigos onde irei descrever cada uma das ferramentas, realizar comparativos e também uma demonstração com screenshots da integração entre elas, com o intuito de criar um ambiente de desenvolvimento de software que tem altos níveis de disciplina e gestão. Pode ser usado tanto para metodologias ágeis como para ajudar a atingir níveis de maturidade do CMMI !!!

Marcadores:

9 Comentários:

At 4:52 PM, Anonymous Hipólito Losada disse...

Caro José,
Parabéns pela sua iniciativa de integração de diversos softwares opensource para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software.
Meu único comentário é em relação ao DotProject, apesar dele ser um ótimo software para gerenciamento de projetos web-based, não podemos compará-lo ao projectserver da MS, assim como não podemos comparar o Planner ou o GanttProject com o MSProject.
Infelizmente ainda não há um software open source para gerenciamento de projetos robusto o bastante e com tamanha flexibilidade que nos dá uma solução MS Project ou um Primavera, através de suas soluções EPM.
No meu ponto de vista, esta lacuna que existe na disponibilização de softwares pela comunidade opensource se deve principalmente, a dois fatores principais: a) o tipo de gerenciamento de projetos para desenvolvimento de softwares opensource se dá de forma completamente diferente (agentes motivadores, hierarquia, etc) ao de softwares proprietários, surgindo assim necessidades de ferramentas mais “lights” e b) a falta de um conhecimento mais profundo da disciplina gerência de projetos no que diz respeito a suas melhores práticas.
Longe de qualquer fanatismo, espero pelo dia em que possamos ter ferramentas opensource poderosas para o gerenciamento de projetos de qualquer área de conhecimento.
De qualquer forma, parabéns por sua iniciativa.
Espero que tenha bastante sucesso no desenvolvimento de suas atividades profissionais.

 
At 5:38 PM, Blogger José Paulo Papo disse...

Caro Hipólito, obrigado pelo feedback!

Sobre essa questão, vejo que o dotProject ainda precisa de mais funcionalidades para alcançar realmente o Project Server, mas já está bem próximo dele por um custo baixíssimo. Se você analisar friamente as funcionalidades existentes nos dois verá como o dotProject já é robusto. E não sou apenas eu que estou falando e sim o governo federal do Brasil. Fui em uma palestra da Sucesu sobre gestão de projetos com o coordenador de TI do ministério do Planejamento. Ele nos informou que eles já possuem um grupo de trabalho onde mais de 50 órgãos federais já utilizam na prática o dotProject. Aliás, ele participa do grupo de discussões do dotProject-br também!

Para pequenas e médias empresas é a solução ideal para quem não quer pagar um custo alto em licenças e consultoria para customizar o produto EPM.

Mas também creio que um dia essa ferramenta(dotProject) chega lá, até porque existe uma empresa por trás dela.

 
At 11:12 AM, Anonymous Maurício Aldenor disse...

José,
Gostei muito da idéia de integrar essas feramentas para desenvolvimento de software. Tenho uma proposta de tese de mestrado que tem relação com ambientes de desenvolvimento e gostaria de saber qual dessas ferramentas é possivel utilizar para a cooperação de usuários no desenvolvimento de software ou se vc conhece outras !!
Se puder esclarecer minha dúvida ficarei muito grato
e parabéns Novamente

mauricioaldenor@yahoo.com.br

 
At 5:40 PM, Anonymous Anônimo disse...

Caro José, como e onde consigo instalar o WebSVN para utilização. Atualmente nossa empresa utiliza o Sotfware Subversion para todos sistemas.

Gelson.
Analista de Sistemas.
e.mail: gelson@ctbc.com.br

 
At 10:55 AM, Anonymous Anônimo disse...

Meu none é Quelma e gostaria dos detalhes de customização que você fez para poder utilizar essas ferramentas todas integradas. Pode mandar para o meu e-mail quelmalo@pop.com.br

 
At 7:44 PM, Blogger Erick disse...

José,

Primeiramente, quero agradecer por sua iniciativa de divulgar essas informações tão interessantes sobre ambientes de desenvolvimento de software e principalmente por essas ferramentas serem freeware, a comunidade agradece. Você poderia disponibilizar alguma documentação sobre a integração que você fez ? Se sim, agradeço desde já. Meu e-mail é: erick.sec@gmail.com

 
At 7:45 PM, Blogger Erick disse...

José,

Primeiramente, quero agradecer por sua iniciativa de divulgar essas informações tão interessantes sobre ambientes de desenvolvimento de software e principalmente por essas ferramentas serem freeware, a comunidade agradece. Você poderia disponibilizar alguma documentação sobre a integração que você fez ? Se sim, agradeço desde já. Meu e-mail é: erick.sec@gmail.com

 
At 11:28 AM, Blogger Chico Marzano disse...

Olá José, venho procurando por ferramentas que apóiem um ambiente de desenvolvimento de software e já acompanho o seu blog a algum tempo. Como esse post é de 2005, gostaria saber se esse ambiente ainda é o seu ambiente de referência para o desenvolvimento de software ou você possui alguma sugestão de novas ferramentas que possam trabalhar de forma integrada para agilizar o desenvolvimento?

Aproveitando o post, você recomendaria alguma ferramenta de geração de código Java para os requisitos auxiliares (periféricos) como tabelas de domínio / consultas simples que possam agilizar o desenvolvimento e possamos focar o desenvolvimento nos requisitos onde existem regras de negócio "de verdade"?

Abrs
Francisco

 
At 11:59 AM, Anonymous André Luis disse...

José,

Você conhece o Trac? Estamos usando ele para issue traking, gerencia de projeto (com scrum) e controle de versão (como o webSVN). Ele tem alguns recursos da web 2.0 bem interessantes como wiki e blog, que facilita a gestão de conhecimento do projeto bem como a interação entre os membros da equipe.
Gostaria de saber a sua opnião sobre o Trac e se recomendaria uma outra ferramenta (como o dotProject) para substituí-la.

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas