sexta-feira, outubro 21, 2005

Ambientes de desenvolvimento de software - parte II

O primeiro passo fundamental para criar o ambiente integrado de engenharia de software é a fundação, a infra-estrutura necessária para as ferramentas.

Para realizar a minha avaliação utilizei meu equipamento pessoal instalado com o Windows XP Professional (desculpem-me fãs do Linux, mas é a máquina que eu tinha disponível em casa!).

A arquitetura fundamental necessária parao ambiente é o LAMP(Linux + Apache + MySQL + PHP) ou o WAMP(Windows + Apache + MySQL + PHP). Também deve funcionar em WIMP(Windows + IIS + MySQL + PHP). O requisito mais importante é a existência de um servidor Web que suporte PHP e um banco de dados MySQL.

Uma coisa devo reconhecer quando utilizei o Windows (apesar de eu também ser fã do Linux): a facilidade de instalação de uma solução completa AMP(Apache + MySQL + PHP) entre outros!

O Alex Mancini da Romênia criou um bundle com diversas ferramentas necessárias para gerar o WAMP. O mais impressionante de tudo isso é que você instala no esquema "Next, Next" de wizards de instalação rápida! Como um colega meu da Universidade São Judas Tadeu comentou quando eu instalei o software em dez minutos: "Você devia ter chegado antes!!! Perdi um fim de semana instalando cada um desses programas no Windows e no Linux e ainda não possuo todas essas funcionalidades!". O bundle se encontra no Apache2Triad.

Essa ferramenta já instala e configura de uma única vez os seguintes softwares: Apache2, PHP, MySQL, Perl, Python, SSL, AWStats, MySQL, winMySQLAdmin, PHPmyAdmin, PostGreSQL, pgAdmin, phpPgAdmin, XMail, PHPXMail, UebiMiau, SLIMFTPD, PHPSFTPD, PHP, PEAR, SMARTY. Impressionado? Eu também fiquei :-) !!! Porque além disso vocÊ gera inicialmente uma senha única para acessar o Apache, o MySQL, o PostGreSQL e o XMail facilitando assim a nossa vida de configuração posterior dos ambientes!

Portanto você ganha um ambiente contendo um servidor Web, 2 bancos de dados open source robustos, Ferramentas de desenvolvimento PHP, Perl e Python, Um servidor SMTP/ POP3/IMAP(XMail) e uma ferramenta WebMail(UebiMiau, que é um produto open source feito por brasileiros! Avante Brasil :-)!!! ).

Para o ambiente de desenvolvimento recomendo a utilização do Apache2Triad versão 1.4.3. Testei também com a versão 1.5.3 mas ela usa o PHP5 e MySQL5 e ainda é uma versão "Edge" e não "stable" como a versão 1.4.3 que usa PHP4 com MySQL4. Além disso as ferramentas do ambiente integrado foram testadas e desenvolvidas usando o PHP4 e MySQL4 e algumas delas ainda não possuem suporte ao PHP5 e ao MySQL5(apesar de que podem rodar... mas é por sua própria conta e risco!!!).

Creio que já falei demais neste artigo. A instalação é tão simples que não colocarei nenhum screenshot e explicação adicional. Quem tiver interesse pode entrar em contato caso tenha tido problemas com o Apache2Triad.

No próximo artigo trataremos do uso e configuração das aplicações Web Apache2Triad, PHPMyAdmin, PHPXMail e UebiMiau. Passo importante para testarmos nossa configuração de "issue/bug tracking" com disparos de emails aos envolvidos!!!

Marcadores:

2 Comentários:

At 12:45 PM, Anonymous Anônimo disse...

Aguardo ansioso a próxima parte desse artigo, que está extremamente interessante. Sou colaborador de uma pequena consultoria aqui na baixada santista e pretendo implementar um ambiente de desenvolvimento semelhante ao exposto. PARABÉNS!

[]s

 
At 1:57 PM, Anonymous Anônimo disse...

Poderia disponibilizar a parte I ?
Parabéns pelo excelente trabalho.

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas