terça-feira, novembro 01, 2005

Ambientes de Desenvolvimento de Software - Parte IV

Neste quarto artigo aborda-se a instalação dos softwares Subversion e TortoiseSVN. No próximo será criada uma configuração inicial e usaremos alguns comandos básicos para entender o controle de versões do Subversion e nos ajudar a testar nossas integrações posteriores. É importante notar que as ferramentas de suporte ao SCM(Software Configuration Management) possuem um grande número de funcionalidades e o Subversion não escapa disso. Meu objetivo aqui também não é o de descrever os benefícios de se adotar uma ferramenta para SCM robusta. Assumo que os que por aqui se aventurarem já possuem essa visão! Só gostaria de deixar claro que o uso do Subversion foi definido por mim por ser uma proposta muito interessante de trocar o CVS (que está com uma base de código muito complexa e de difícil manutenção) por um sistema de controle de versões iniciando do zero, mas por pessoas que já possuem toda a visão das funcionalidades que um software robusto desse tipo precisa ter.

O intuito dos próximos dois artigos é dar um pontapé inicial, mas indicarei alguns ótimos livros para as pessoas que necessitam de um maior conhecimento nessa ferramenta essencial para o sucesso de projetos de software. E é claro que aqueles que necessitarem de treinamentos, workshops e mentorizações podem entrar em contato através do meu email que se encontra no link do meu perfil completo(agora chega de propaganda e vamos ao que interessa... he, he!).

A instalação na plataforma Windows é muito simples. Como o web site tigris.org é considerado um pouco confuso por algumas pessoas, abaixo já passo o link onde estão os downloads:

Neste endereço se encontra a versão 1.2.3 do Subversion Server e suas ferramentas de linha de comando utilizada nestes artigos. Baixe o svn-1.2.3-setup.exe
http://subversion.tigris.org/servlets/ProjectDocumentList?folderID=91

Neste outro endereço se encontra o TortoiseSVN. É só baixar o msi --> TortoiseSVN-1.2.6.4786-svn-1.2.3.msi
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=138498&package_id=151948

Faça primeiro a instalação do Subversion Server. Como a instalação é praticamente “Next, Next” eu não coloquei as imagens da instalação aqui. Deixei-as no meu álbum de fotos em http://photos.yahoo.com/j_paulop nos álbuns Subversion e TortoiseSVN, para os que quiserem acompanhar.

Recomendo fechar todas as janelas de aplicação abertas, especialmente na instalação do TortoiseSVN. Este inclusive pedirá no final para dar um reboot na máquina. Faça essa operação de reboot para relizarmos um teste básico posterior.

Após reiniciar sua máquina, verifique se o caminho do diretório bin do Subversion se encontra na variável de ambiente PATH. (Vá no menu Start – Settings – Control Panel – System – Aba Advanced – clique em Environment Variables – Procure a variável PATH). Se não estiver adicione o diretório (no meu caso C:\Program Files\Subversion\bin).
Agora podemos fazer o teste básico para confirmar que tudo está funcionando.

Abra um janela de prompt do DOS (Menu Start – Run – digite cmd e )
Digite svnserve -–version . A versão do Subversion deve aparecer.
Para testar a instalação do TortoiseSVN abra o Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse em um diretório qualquer. As opções SVN Checkout... e TortoiseSVN devem aparecer, conforme figura abaixo. Entre nas opções do item TortoiseSVN e clique em About. Confirme a versão instalada.





Sua instalação dos softwares Subversion e TortoiseSVN foi feita com sucesso! No próximo artigo teremos algumas noções básicas de ambos os softwares, para posteriormente continuarmos nossa série com o software que permite visualizar um repositório Subversion via Web.

Marcadores:

3 Comentários:

At 9:06 AM, Anonymous Paulo Magrini disse...

1. Estou procurando uma ferramenta de configuração free para utilizar na gestão de configuração de documentos de processo, tipo templates, procedimentos, manuais, atas de reunião entre outros. O Subversion é uma boa alternativa?
2. Caso não seja, vc pode indicar alguma outra ferramenta?
Desde já agradeço a sua atenção.
abraço,
Paulo Magrini

 
At 9:46 AM, Blogger José Paulo Papo disse...

Olá Paulo,

Você pode usar sim o Subvesrion para gerenciar documentos de processo.

Há outras duas alternativas: o uso de um wiki que possa armazenar documentação, como o http://twiki.org/ .

Ou então uma ferramenta de GED(gestão Eletrônica de Documentos) como, por exemplo, http://www.ktdms.com/ e http://www.alfresco.com/ .

A decisão vai depender muito de suas necessidades e de seu ambiente. Mas creio que agora você já terá como analisar melhor as diversas opções!!!

José Papo

 
At 11:44 AM, Blogger Vedovelli disse...

Prezado Jose Papo, bom dia!

Aqui estou para agradecer este seu post/guia de utilização do Subversion e TortoiseSVN: graças a ele consegui implementar e já estou utilizando. Assim como a maioria deve pensar, como vivi até hoje sem isso? Grande abraço e continue com seu excelente blog!

Abração,

Vedovelli

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas