quinta-feira, novembro 17, 2005

Leituras da Semana III

Além das leituras novas resolvi reler alguns livros também nesse período, especialmente após a descoberta de uma ferramenta muito interessante chamada ScrumWorks (para organizar projetos usando a metodologia ágil SCRUM). Escreverei um artigo à parte só para comentar sobre a ferramenta. Vamos agora aos livros!!!

Agile Software Development with SCRUM” - Comprei e li esse livro há pouco menos quatro anos. Naquele período entendi o SCRUM de maneira totalmente diferente e errada :-) . Percebo, depois de uma maior maturidade e outras tantas leituras e análises de ferramentas, como é o mecanismo de funcionamento do SCRUM e como ele realmente possui uma forma de organização do time que faz total sentido para equipes de desenvolvimento de software. Esse é o livro básico para se entender o como e o porquê do SCRUM. Extremamente recomendável.

Agile Project Management with SCRUM” – Este livro é um bom complemento ao primeiro. Ele mostra estudos de caso nos quais Schwaber (um dos criadores do SCRUM) participou. É fundamental pois além das partes boas mostra também o que pode dar errado em um projeto usando o SCRUM e como mitigar esses riscos. Leia este, o livro de cima, use e avalie o software ScrumWorks e comece a se preparar para se tornar um Scrum Master!!!

Agile Web Development with Rails” - Comecei a ler esse livro depois de encontrar artigos no Slashdot e no ServerSide(faça uma busca pela palavra Rails) comentando sobre esse framework construído na linguagem Ruby. Minhas opiniões sobre o Ruby on Rails serão descritas no próximo artigo. Este livro é fantástico pois não começa explicando cada aspecto do framework. Ele inicia já nos forçando a construir uma aplicação de um site de e-commerce completo. Somente a partir do capítulo 13 ele entra em detalhes mais específicos do framework, como por exemplo sobre uma das tecnologias que irá fundamentar a Web 2.0, chamada AJAX. Eu estou lendo e construindo a aplicação ao mesmo tempo, o que torna o livro muito útil e nada maçante. Além disso, o estilo de escrita dos autores e a aplicação do desenvolvimento ágil e iterativo fica claro desde o início neste projeto real. Pelas razões que detalharei em um próximo artigo, recomendo fortemente aos desenvolvedores de aplicações Web e MVC que estudem e conheçam o Ruby on Rails. E a melhor forma de começar é através deste livro!

User Stories Applied” – É o livro que não pode deixar de ser lido por quem já pratica alguma das metodologias ágeis ou então por quem pretende praticá-las! Apesar de falar especificamente de user stories, ele também comenta como aplicar esse tipo de visão dos requisitos com SCRUM. Mas os capítulos que realmente me deixaram mais fascinados foram os relativos a como estimar as estórias, sobre o planejamento de releases e iterações e também o acompanhamento do projeto através dos “burndown charts”. Realmente um livro excelente. Espero que o novíssimo livro de Mike Cohn chamado “Agile Estimating and Planning” seja lançado no Safari Books On-line. Pelas resenhas na Amazon já notei que será outro livro fundamental!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas