quinta-feira, dezembro 01, 2005

Ambientes de Desenvolvimento de Software - Parte VI

Continuamos nossa série hoje tratando do produto WebSVN. Sua instalação e configuração é fácil e veremos que traz um poderoso apoio para a gestão de conhecimento e também para servir de base como radiadores de informação.

O objetivo da ferramenta é o de oferecer uma interface web intuitiva para navegar pelos repositórios de controle de versões. O acesso Web também permite um apoio interessante na integração entre outras ferramentas de colaboração como wikis e gerenciadores de bugs e issues.

Faça o download da última versão Zip do WebSVN aqui. Descompacte no diretório htdocs da sua instalação do Apache2Triad. A minha está aqui: C:\apache2triad\htdocs\WebSVN .

Agora a configuração! Dentro do diretório include copie o distconfig.inc para config.inc. Os passos das alterações necessárias:

1. Descomente a linha $config->setServerIsWindows();
2. Crie uma linha com a configuração do repositório. No meu caso $config->addRepository("Exemplo", "c:\\rep_subversion");

E pronto na configuração!!! É claro que há opções extras mas no escopo deste artigo basta essa configuração.

Para os diffs funcionarem de forma coerente também é necessário baixar as ferramentas de diff do site DiffUtils for Windows. Instale os binários em um diretório( exemplo C:\diffutils ). Coloque o diretório C:\diffutils\bin dentro da variável de ambiente PATH do Windows. Baixe o zip com as dependências e coloque-as no diretório do Windows onde ficam as dlls(Exemplo: C:\WINNT\system32).

Agora é só apontar seu browser para http://localhost/websvn/ e ver a tela abaixo!



Vamos dar uma olhada nas funcionalidades. Clicando no meu repositório exemplo eu vejo a seguinte tela:



A tela abre para a revisão mais recente dentro do repositório do Subversion para onde apontamos, também chamada de HEAD. Podemos enxergar quem fez a modificação da revisão a data e hora e a mensagem deixada pelo desenvolvedor. Vamos clicar no link "Show changed files":



Todos os arquivos incluídos, modificados ou apagados na revisão 2 são mostrados!

Vamos navegar pelos logs de outras revisões. Clique no link "View Log" do "Current Directory /". São mostradas as outras revisões:



Clicando na revisão 1 você terá as mesmas informações detalhadas da primeira tela do HEAD só que para a revisão clicada. Você também pode marcar o checkbox de duas revisões e clicar no botão "Compare Revisions" para ver tudo o que foi modificado de uma para outra.

Vamos voltar para a revisão 2 e clicar em um dos arquivos-fonte. O seu conteúdo atual será mostrado. Ao clicar em "Compare with Previous" um diff comparando o arquivo com a revisão anterior será mostrado:



E a última opção interessante é o link "Blame" que mostra linha a linha quem fez a modificação e em qual revisão:



Por enquanto é só! Uma excelente ferramenta Web para ajudar no gerenciamento, visibilidade do projeto e comunicação entre a equipe.

No próximo artigo faremos a instalação do Eventum, a ferramenta de gestão de issues e bugs!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas