terça-feira, janeiro 31, 2006

Leituras da Semana V

Um livro excelente de uma metodologia ágil menos conhecida (o pessoal costuma debater mais sobre XP e Scrum) é Crystal Clear: A Human-Powered Methodology for Small Teams .

A forma como ele divide o livro para definir o conceito de sua metodologia para times pequenos é muito interessante. Ele define:

- As sete propriedades gerais do Crystal Clear
- As estratégias e técnicas específicas ligadas às propriedades
- O processo de forma geral desde os períodos longos até os pequenos episódios de desenvolvimento do dia a dia
- Os produtos gerados
- Erros frequentes cometidos com metodologias ágeis
- Perguntas frequentes como comparação com XP, CMMI, etc.
- Um Estudo de Caso

Recomendo fortemente o livro, especialmente para equipes que sentem que Extreme Programming é um processo muito disciplinado e que requer pessoas mais experientes. Como o próprio Cockburn descreve o seu processo é menos estrito em diversos pontos e estrito em alguns outros poucos.

De forma geral creio que é um excelente processo para ser usado em times pequenos.

Aproveito para fazer outra recomendação de livro que li, aos desenvolvedores J2EE. O livro se chama POJOs in Action . É um guia prático e uma visão geral dos principais frameworks leves para desenvolvimento J2EE com um POJO Domain Model e usando frameworks como iBatis, JDO, Hibernate, Spring. Tem uma base ótima em visão arquitetural e utilizando os princípios de Domain-Driven Design . Possui também capítulos falando sobre a nova especificação do EJB 3.0. É um livro que não foca em uma tecnologia específica pois tem um objetivo(que considero muito bom!) de demonstrar as tecnologias existentes, seus prós e contras e possíveis situações em que cada uma delas melhor se encaixa. Se o interesse é por alguma das tecnologias específicas fica a recomendação para os livros Hibernate in Action e Spring in Action .

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas