segunda-feira, setembro 14, 2009

O Segredo Obscuro do Agile: Agile tem tudo a ver com micro-gerenciamento!

Mike Cohn elaborou uma interessante idéia da qual concordo, mas que pode parecer uma heresia para muitos agilistas: Agile tem tudo a ver com micro-gerenciamento!!!

Sim, isso mesmo, provavelmente alguns devem ter iniciado uma fogueira para queimar os excelentes livros do Mike Cohn sobre gestão e estimativas ágeis em projetos e sobre user stories. Mas antes de riscar o fósforo deixe a idéia ficar mais clara :-) .

Diversas práticas básicas dentro de métodos ágeis estão lá para suportar o micro-gerenciamento das pessoas. Exemplos:

- O Daily Stand-up Meeting (Reunião diária de 15 minutos em pé) é um micro-gerenciamento diário do planejamento da iteração. Ele garante que todos estão fazendo ou farão aquilo que deveriam.

- A Integração Contínua é colocada para que, no instante em que um desenvolvedor cometa um erro e quebre um build, todos fiquem sabendo rapidamente.

- A programação em pares garante que os desenvolvedores não percam o foco, não façam goldplating e que limpem e refatorem continuamente o código.

Mas quem faz esse micro-gerenciamento todo? Aí vem o ponto importante: a equipe faz um auto-microgerenciamento! Isso é bem diferente de um gerente micro-gerenciar. Quando a equipe faz seu próprio micro-gerenciamento ela só tem benefícios e realiza o nirvana da auto-organização.

2 Comentários:

At 11:16 AM, Blogger Manoel Pimentel Medeiros disse...

Interessante ponto de vista meu amigo Papo.

Realmente a idéia do auto-micro-gerenciamento é o grande diferencial das formas mais tradicionais de micro-gerenciamento top-down!

 
At 9:04 AM, Blogger Leandro Rodrigues disse...

Olá Professor.

Eu particularmente analiso o conceito de auto-micro-genrenciamento utilizado por Mike Cohn e bem reforçado no seu artigo, como um conceito mais filosófico, uma vez que um dos conceitos base de metodologias agéis são as constantes iterações nos processos, se a cada build realizada temos um delivery, logo teremos um gerenciamento micro.

Não aconselharia ninguem queimar os livros do Mike Cohn. =D

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas