terça-feira, janeiro 20, 2009

Usando o Rational Team Concert ( RTC ) para desenvolver aplicações C e C++

Escrevi já dois artigos sobre o Rational Team Concert (RTC). O primeiro artigo fala da solução de uma maneira geral. O segundo artigo mostra as novas funcionalidades da versão 1.0.1 e a novidade do uso do Rational Team Concert com o mainframe. Hoje vou comentar um pouco do uso do Rational Team Concert para projetos desenvolvidos em C e C++.

Primeiro, devemos lembrar que o Rational Team Concert possui uma série de ferramentas colaborativas em sua base e um tripé formado por: sistema de planejamento de projeto baseado em um issue tracker, controle de versões integrado com o planejamento e um sistema de integração contínua para builds automatizados também integrado com o controle de versões e o planejamento de projeto.

Utilizar o RTC para desenvolver e controlar colaborativamente um projeto nas linguagens C e C++ é muito fácil. O primeiro passo seria ter no seu ambiente Eclipse o cliente do Rational Team Concert instalado (não esquecer de instalar e configurar o servidor Jazz!), bem como o famoso plugin Eclipse CDT. O Eclipse CDT é um plugin para o Eclipse que facilita bastante o desenvolvimento de aplicações C e C++.

Toda a fundação colaborativa e mais o sistema de controle de versões e o sistema de gestão de incidências funciona da mesma forma para desenvolver as aplicações C e C++. Todo o modelo de planejamento e controle de versões é igual e está integrado diretamente no Eclipse e em seus plugins.

O que muda, mas não gera tanto trabalho, é configurar o sistema de integração contínua para compilar e gerar o executável da aplicação em C e C++. O Rational Team Concert permite a customização da gestão automatizada de builds. Você pode configurar quantas vezes ele irá executar, em que períodos, etc. Mas, o mais importante é que ele permite que você execute qualquer aplicação de linha de comando. Não necessariamente devem ser as ferramentas de build Ant ou Maven. Portanto, você pode facilmente configurar a execução de um makefile!

Usando o Rational Team Concert em seus projetos C e C++ você ganhará produtividade, qualidade, o uso de processos ágeis de desenvolvimento de software ( como o Scrum ou o OpenUP ) e ainda a governança do seu desenvolvimento de software com pouquíssima burocracia e chateação para os desenvolvedores!

Caso tenha interesse em mais detalhes sobre o Rational Team Concert (na solução Java, C, C++ ou .NET) é só deixar seu comentário ou entrar em contato direto comigo.

1 Comentários:

At 3:39 PM, Anonymous Wagner Fontoura disse...

Estou indicando pela Riot, produtora e agência de publicidade online, você à IBM, para que receba em sua casa um pendrive com o instalador da versão mais completa do Rational Team Standard Edition para você.

Peço que me encaminhe o endereço para onde eu poderia encaminhar o pendrive com o material e desde já agradeço. Meu e-mail é wagner@riot.com.br

[]s! Wagner Fontoura
Coordenador de Conteúdo - Riot
www.riot.com.br

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas