sexta-feira, setembro 05, 2008

Rational Team Concert - Detalhes da nova solução de ALM da IBM Rational

O Rational Team Concert é uma robusta ferramenta de ALM (Application Lifecycle Management) colaborativa, baseada na plataforma aberta Jazz. Nesse artigo, vou falar sobre seus principais recursos, suas três diferentes edições e preços, a visão futura da plataforma e a questão que ainda confunde novos e antigos clientes: o RTC substitui a suite Rational clássica?

Começando pelas funcionalidades: O RTC conta com um sistema de controle de incidências integrado com controle de versões (possui um sistema de controle de versões próprio e tem conector para o Subversion), wiki, sistema de integração contínua e um servidor portal que gera as mais diversas métricas, relatórios e informações executivas sobre os projetos. É o nirvana dos desenvolvedores e gerentes de projeto!

O Rational Team Concert já vêm com dois processos pré-definidos na "caixinha": são eles o Scrum e o OpenUP. Além é claro da flexibilidade que o RTC fornece para a equipe configurar seu próprio processo. Todas as edições do produto contam com esses recursos. Lembre-se que o Rational Team Concert pode ser usado como um plugin do Eclipse (é uma nova perspectiva) ou através de um browser Web conectado diretamente ao servidor (vide abaixo sobre o futuro do RTC para detalhes específicos relaciuonados a desenvolvedores .NET).

O RTC pode ser usado em três edições distintas (preços de acordo com a página do RTC no site oficial da IBM, na data deste artigo. Para informações mais atualizadas, pode me consultar! ):

- Express-C: permite até 10 usuários. Não possui custo de licença para o servidor e o custo por usuário é de 1200 dólares por desenvolvedor e 600 dólares por contribuidor. Usa como infra-estrutura o Tomcat e o banco de dados Derby.

- Express: permite até 50 usuários. Possui custo de licença de servidor de 6.000 dólares. O valor de licenças para desenvolvedor e contribuidor é o mesmo da edição Express-C. Usa como infra-estrutura o Tomcat ou o WebSphere Application Server e o banco de dados DB2 Express, DB2 ou Oracle. Possui os mesmos recursos que a versão Express-C. A única grande diferença é a quantidade de usuários máximos permitidos.

- Standard: permite até 250 usuários. Possui custo de licença de servidor de 50.000 dólares. O valor de licenças para desenvolvedor é de 3900 dólares e o de contribuidor é o mesmo da edição Express. Usa como infra-estrutura o Tomcat ou o WebSphere Application Server e o banco de dados DB2 Express, DB2 ou Oracle. Além do maior número de usuários possui os seguintes recursos extras: Configuração de permissões de acesso baseado em papéis, Conectores para ClearCase e ClearQuest, Customização de itens de trabalho do gerenciador de incidências (nas versões Express-C e Express não é possível customizar os work itens), Customização de relatórios e dashboards executivos.

Uma dica e vantagem interessante: em qualquer uma das versões você tem o direito de usar 3 (três) licenças de desenvolvedor gratuitamente! Portanto, se você tem uma equipe de até 3 pessoas pode usar o RTC Express-C sem custo algum! Se sua equipe crescer você paga só pelo quarto usuário em diante.

O que podemos esperar para o futuro próximo do Rational Team Concert?

- Lançamento de um plugin para o Microsoft Visual Studio (hoje desenvolvedores .NET podem usar a ferramenta através do servidor Web mas, com o lançamento do plugin, o desenvolvedor não precisará mais sair da IDE para realizar o seu trabalho).

- Lançamento da edição Enterprise do Rational Team Concert (já virá com as novas versões do Rational ClearCase, ClearQuest e BuildForge. Versão 8.0 da suite Rational).

- Lançamento da ferramenta Requirements Composer, que já está em beta. Facilitará o processo de levantamento de requisitos e criação de protótipos rápidos. Essa ferramenta não substitui o RequisitePro. Elas possuem objetivos distintos: o Requirements Composer auxilia o analista de requisitos no levantamento e o ReqPro auxilia na gestão desses requisitos levantados com os stakeholders.

- Lançamento da ferramenta Quality Manager, que já está em beta. Fornecerá funcionalidade de gestão de testes e qualidade (será a evolução do Rational ClearQuest TestManager) já integrada dentro da plataforma Jazz.

E, para finalizar, vamos ajudar a responder a pergunta: o RTC substitui a suite Rational clássica?

Para empresas pequenas e médias ou equipes pequenas ou médias em grandes corporações o Rational Team Concert atenderá às necessidades imediatas que a suite Rational oferece. E com uma grande vantagem: uma velocidade muito maior (e custo menor!) de instalação, configuração, customização, treinamento, mentorização e administração da ferramenta (a suite Rational clássica demanda mais recursos e tempo, devido à sua grande capacidade de customização). Para times pequenos e médios que desejam usar um processo e ferramenta out-of-the box com as melhores práticas de processos e ferramentas existentes no mercado de desenvolvimento de software, essa é a ferramenta ideal.

Grandes empresas, que desejam uma maior flexibilidade de customizações, configurações e adaptações para adequar ferramentas ao seu processo continuarão necessitando da suite Rational clássica e, em 2009, usarão o novo empacotamento dessa suite, chamado de Rational Team Concert Enterprise. Mas já podem já adquirir a suite Rational Team Concert Standard e plugá-la em suas ferramentas atuais, para facilitar aind mais a vida das equipes de desenvolvimento!

Portanto, pequenos e médios times (de 1 a 250 usuários!) já possuem uma solução completa para suas necessidades de desenvolvimento colaborativo: o Rational Team Concert!

Caso você tenha lido este artigo e está avaliando uma possível aquisição deste produto e seus respectivos treinamentos, configurações e mentorizações entre em contato comigo que ajudarei no que for possível, inclusive para detalharmos face a face as vantagens da nova plataforma Jazz!

Marcadores: , , , ,

14 Comentários:

At 4:03 PM, Blogger Kleber Carvaho disse...

Muito Legal o atigo José. Você saberia me dizer quais as vantagens e desvantagens entre o RTC Express-C e Jazz ? Por exemplo um time pequeno, deve optar em usar o RTC Express-C ou o Jazz

Obrigado

 
At 1:56 PM, Blogger José Papo, MSc disse...

Olá Kleber,


O Jazz não é um produto e sim uma plataforma. Ele fornece apenas serviços básicos, como uma infraestrutura para criar funcionalidades colaborativas.

A família Rational Team Concert é o primeiro produto a ser criado em cima da plataforma Jazz.

Fazendo uma breve analogia, seria como um framewotk Web (como o Struts) e um site desenvolvido usando Struts. O Jazz é o "framework" e o RTC é o produto.

Portanto, um time pequeno de até 10 pessoas que deseja usar um produto que apóie desenvolvimento colaborativo de software deve usar o Rational Team Concert Express-C.

 
At 3:52 PM, Anonymous igor couto disse...

Vale também uma olhada no RRC (Requirements Composer) que acaba de ser lançado como beta ...

Achei muito mais simples que o RequisitePro e bem completo (embora a IBM jure que os produtos se complementam) ...

 
At 3:44 PM, Anonymous Anônimo disse...

Oi José, tudo bem?
Encontrei um site em português sobre o RTC :)
http://www.ibm.com/expressadvantage/br/catalogo/software_rational_team_concert_express.phtml

 
At 5:39 PM, Anonymous Anônimo disse...

Q loko hein! Ow, agora eu quero saber quando agente vai aprender essas coisas na faculdade =P
(Eduardo, 2MSIN)

 
At 1:41 PM, Blogger Kleber Carvaho disse...

Muito pela explicação José.

 
At 11:54 PM, Blogger Nildson disse...

Olá José,

eu trabalho na IBM e já utilizo o RTC e realmente é fantástico as features realmente auxiliam no desenvolvimento interativo e colaborativo.
Estou testando agora o RTC para .NET como você mencionou o .NET ainda precisa da interface WEB do RTC porém, fica tudo dentro do proprio visual Studio .NET.
O próximo passo que estou dando nesta ferramenta é a possibilidade de auxiliar no desenvolvimento off-shore onde estamos tendo problemas de fuso horário e acredito que o ambiente colaborativo auxiliará neste ponto.
A plataforma JAZZ mais o produto RTC me cativaram e acredito que quem puder utiliza-los ficará satisfeito também.

 
At 9:27 PM, Anonymous Leonardo Grilli disse...

Olá José Paulo,

Estou estudando para obter a certificacao 000-M25 de Team Concert, e gostaria de um apoio seu!

Tem algum material que você estudou além dos propostos pelo próprio site da IBM?

Abraços!

 
At 9:26 PM, Blogger Alberto disse...

Boa noite José

Parabéns pelo ótimo trabalho, desvendou varios dúvidas em relação ao RTC, estou desenvolvendo um trabalho de Pós sobre essa ferramenta e o método ágil Scrum.

Muito Obrigado

Se tiver mais conteudo relacionado, serei muito grato!
afsantos@gmail.com

 
At 6:29 PM, Anonymous Regina disse...

Olá! Gostaria de mt de receber sua ajuda! Estou tentando instalar o Rational Team Concert há uma semana e n consigo. jah li akele catatau de topicos da ibm em inlges e msm assim n consegui instalar! Acredito q seja algo relacionado c meu ingles ou entaum tem alguma forma mais facil e eu estou complicando sem saber. vc poderia me ajudar? tenho certa urgencia e agradeceria demais qq força!

 
At 6:31 PM, Anonymous Regina disse...

Olá! Estou precisando mt de sua ajuda! Tento instalar o rational team Concert ha mais de uma semana e n consigo! Acredito q tenha algo haver c meu ingles pq jah li akele catatau de topicos do site da ibm e msm assim n consegui. vc poderia me ajudar? Tenho certa urgencia em aprende-lo. Agradeço demais.

 
At 2:32 PM, Anonymous karina disse...

Olá!
Estou fazendo meu TCC sobre o RTC preciso entrar em contato com alguma empresa que utilize. Você conhece alguma empresa de preferencia em são paulo que eu possa conversar e tirar algumas duvidas com relação as vantagens da utilização?

 
At 5:46 PM, Anonymous Paulo Roberto-Porto Alegre disse...

Jose, e qual o comportamento para empresas de TI cuja relação de desenvolvedores/gerentes de projeto ultrapasse o limite de 250 ? Algo como 1.500.

 
At 2:04 PM, Blogger Jake disse...

Olá José Boa tarde.

Estou utilizando o Team Concert, e tenho muitas dúvidas sobre esta ferramenta, mas a principal é a respeito da Integração Contínua. Será que vc poderia me ajudar?
Problema: Tenho uma máquina desktop que temporariamente estou utilizando como servidor de IC, criei uma definição de Build (fiz todas as configurações), criei a engine, e levantei o serviço da engine, funcionou normalmente em cima do meu workspace, porém como são várias pessoas trabalhando e fazendo entregas, acredito que deveria rodar em cima da stream e não do workspace. Você saberia se tem alguma configuração que não estou fazendo corretamente? é possível rodar um build a partir de um stream(a ferramenta permite a configuração contudo na execução do build dá erro)?
Em tudo que já li, é informado que deve-se criar um workspace dedicado, mas é totalmente inviável, não acredito que uma ferramenta tão "poderosa" não dê essa opção. Fico no aguardo, obrigada.

mgjacke@gmail.com

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas