quinta-feira, novembro 06, 2008

IBM Rational Team Concert 1.0.1 e versão para System z

Duas novidades saídas do forno na plataforma Jazz e na linha de produtos IBM Rational Team Concert.

A primeira é o lançamento da versão 1.0.1 do Rational Team Concert. Nós temos a tendência a achar que uma versão 1.0.1 é basicamente patch para correção de defeitos. Porém, o time do RTC desenvolveu nessa versão diversas funcionalidades e recursos novos como:

- Novos relatórios: estatísticas de Story points, Itens de trabalho fechados por iteração, atividade nos itens dia a dia.
- Licença flutuante para o RTC. Uma novidade interessante que pode ajudar a reduzir o investimento inicial necessário!
- Suporte ao banco de dados SQL Server.
- Melhorias no processo Scrum.
- Diagrama de fluxos do controle de versões.
- Suporte para localização de templates de processos (facilita a tradução).
- Outras estatísticas diversas.

A segunda novidade (e essa é para o pessoal da "velha guarda" do mainframe!!!) é o lançamento do Rational Team Concert for System z. Em dezembro, já teremos a primeira versão. Ela permitirá a instalação do servidor do RTC no System z. Mas a melhor notícia é que em 2009 o RTC para System z irá se integrar com a ferramenta Rational Developer for System z.

O Rational Developer for System z é uma ferramenta que permite que programadores COBOL, PL/I e EGL utilizem o Eclipse como plataforma de desenvolvimento de aplicações mainframe, trabalhando no mesmo ambiente líder de mercado dos programadores Java (o Eclipse). Essa ferramenta já se encontra disponível.

Qual o impacto então da integração do RTC com a ferramenta de desenvolvimento COBOL baseada no Eclipse? O impacto é que finalmente programadores mainframe podem usar as mesmas ferramentas e processos que programadores Java, .NET e etc. Isto é, controle de versões baseado em atividades, incidências e tarefas associadas com o código-fonte, integração contínua para COBOL, uso de processos ágeis como Scrum e OpenUP. Realmente uma revolução no processo de trabalho e uma melhoria de qualidade e produtividade para o mundo do mainframe! Programadores COBOL que costumavam reclamar que as ferramentas e soluções de ALM (Application Lifecycle Management) não funcionam muito bem para o mundo mainframe e COBOL (e que gostariam de ter algo assim), logo terão a oportunidade de se beneficiar desse lançamento.

Aguardem pelas notícias de lançamento e artigos mostrando o uso do RTC com o RDz para desenvolvimento COBOL!!!

3 Comentários:

At 11:40 AM, Blogger Roberto disse...

O importante do RTC em zOS (e para system i) é garantir que equipes que trabalhem em aplicações integradas em diversas plataformas, tenham uma plataforma única de trabalho. Afinal, a maior parte das transações de negócios é realizada por um conjunto de serviços espalhados por diversas plataformas.

 
At 1:01 PM, Blogger Samuel Diniz Casimiro disse...

José, trabalho com desenvolvimento para mainframe em uma grande empresa brasileira. Nosso ambiente de desenvolvimento é bastante manual -- basicamente utilizamos o Roscoe, TSO e algumas soluções caseiras de gerenciamento. Qual você acha que seria o primeiro passo para adotarmos uma solução que permita, por exemplo, desenvolvermos em Cobol utilizando o Eclipse? Um grande abraço!

 
At 1:29 PM, Blogger José Papo, MSc disse...

Olá Samuel!

Não conheço os detalhes do modo de trabalho em sua empresa, mas num primeiro olhar eu diria que adotar a solução IBM Rational Developer for System Z seria um ótimo primeiro passo para aumentar a qualidade e produtividade. Estando ela bem implantada então aí valeria muito passar a usar a solução Rational Team Concert. Aí os ganhos de produtividade, qualidade e governança seriam ainda maiores.

Abraços!

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas