terça-feira, abril 24, 2007

Sobre métricas, medições e indicadores no CMMI

Como podemos definir métricas, medições e indicadores para atender a PA de medições e análise do CMMI?

Essa é uma questão que aparece frequentemente e vou aqui colocar as referências mais importantes para ajudar nesse trabalho.

Antes de definir que indicadores usar você deve entender o porquê de estar coletando-os. É por isso que o esquema GQM (Goal Question Metric) deve ser utilizado. Portanto você deve primeiro medir o objetivo da medição (o porquê), depois a questão a se perguntar e aí sim no final a métrica.

Recomendo fortemente o seguinte livro que detalha de forma excelente como criar um plano de métricas seguindo o modelo GQM:

Practical Software Measurement: Objective Information for Decision Makers

O PSMSC também possui uma ferramenta gratuita que ajuda na definição, coleta e análise de dados de métricas e medições.

Outro bom livro que fala sobre as cinco principais métricas em projetos de desenvolvimento de software é:

Five Core Metrics: The Intelligence Behind Successful Software Management

Este livro fala das cinco principais métricas - tempo, esforço, tamanho, confiabilidade e produtividade de processo - e como estas ajudam a gerenciar melhor um projeto. É interessante que o livro passa pelas fases do RUP: Iniciação, Elaboração, Construção e Transição. Portanto o livro já está atualizado para uso em processos iterativos e incrementais.

Para os que usam a suite de ferramentas IBM Rational recomendo fortemente o uso do Rational Project Console. Essa ferramenta consegue coletar dados de ferramentas Rational e gerar um datamart de métricas que posteriormente é visualizado através de um dashboard.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas