quinta-feira, setembro 21, 2006

Conciliando ferramenta de Gestão de Documentos com Sistema de Controle de Versões

Uma pergunta foi feita no grupo de usuários do CMM-Brasil acerca de como criar baselines de documentos, sendo que uma ferramenta de gestão de documentos (no caso seria o SharePoint Portal Server da Microsoft) estava sendo usada para versionar documentos.

Minha resposta à esta questão seria uma forma possível de integrar o melhor desses dois mundos:

O SharePoint, bem como outros GEDs, permite controlar as versões de artefatos (como um bom sistema de gestão de documentos) mas não baselines. Nesse ponto funciona de maneira similar a wikis empresariais como o Confluence e o TWiki. São soluções excelentes para gestão e difusão de conhecimento.

Para ter baselines(que devem incluir todos os elementos da configuração, inclusive código) você poderia usar sistemas de controle de versão como CVS, Subversion, ClearCase ou o próprio TFS da Microsoft.

Como você faria para ter o melhor de ambos os mundos? Sempre que precisar gerar um baseline faça uma cópia dos documentos que estão no portal e coloque em um diretório dentro da sua estrutura de versionamento, faça o check-in deles e crie um label para identificar o baseline. Essa é uma possível solução. Com um pequeno investimento a mais isso poderia ser feito de forma automatizada através de scripts.

Outra forma mais complicada seria apenas criar uma página no SharePoint (ou Wiki) que teria um identificador com o mesmo nome do label dado no sistema de controle de versões para os artefatos de código e possuiria links para cada documento (a versão específica) do baseline.

Você também poderá fazer da forma contrária. Mantenha os documentos dentro do sistema de controle de versões. Quando tiver uma baseline do seu produto aí você inclui e/ou atualiza os documentos que deseja no portal ou wiki. Acredito que ficaria até mais fácil para controlar e acompanhar :-) ! Se um dia você precisar de um baseline antigo poderá achar facilmente através do seu sistema de controle de versões.

Marcadores:

1 Comentários:

At 3:21 PM, Anonymous Anônimo disse...

Pergunto se este problema do SharePoint não permitir baselines se mantém "agora" com o SharePoint 2007 (que já permite controlo de versionamento)!
Obrigado pelo tópico, pois é um problema que estou a atravessar de momento na minha empresa.
Cumprimentos,
Bruno Sousa Martins
Portugal

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas