segunda-feira, junho 19, 2006

Nova versão da plataforma de Engenharia de Software da Rational anunciada

Neste mês de junho de 2006 a IBM anunciou a mais nova versão da suite de ferramentas Rational, chamada IBM Rational Software Development Platform ( IBM Rational SDP ). A versão inicial dessa suite lançada ao público tinha o número 6.0. A nova versão é a 7.0.

Finalmente a IBM Rational lançou funcionalidades novas que, a meu ver, aumentam muito o valor de sua oferta. Com certeza é um movimento estratégico para defender a posição de seu produto perante concorrentes de peso nesse segmento, como a Microsoft ( com o Visual Studio Team System ) e a Borland ( que está focando suas fichas no mercado de Application Lifecycle Management ). Além disso, ofertas de produtos open source competem em diversas linhas de produtos para engenharia de software. De qualquer modo, atualmente todas essas suites integradas implementam recursos e funcionalidades alinhados com certos padrões de automação (que inclusive estou investigando em minha dissertação de mestrado).

A plataforma da IBM Rational estava com alguns pontos fracos em sua versão 6 e que, para mim (e provavelmente para diversos clientes Rational), eram bem significativos e que foram eliminados com a versão 7.

Listo abaixo as principais funcionalidades que diferenciam a nova versão 7:

- A IBM comprou mais uma empresa, chamada BuildForge, que possuía um produto de mesmo nome. Ele agora foi batizado como IBM Rational BuildForge. Essa foi a mudança mais importante e significativa (do meu ponto de vista) dentro da linha IBM Rational.

O BuildForge é uma ferramenta sofisticada que realiza a gestão automatizada de builds e releases. Ela pode ser comparada a produtos open source como CruiseControl, Luntbuild (do qual já escrevi um artigo em meu blog), AntHill OS, CruiseControl .NET, Continuum e ferramentas pagas como QuickBuild, Parabuild e Anthill Pro. Para uma lista comparativa de outras ferramentas de integração contínua e gestão de builds e releases vide este link.

Uma ferramenta para integração contínua e gestão de builds faltava realmente na oferta da IBM. Era um ponto fraco, se comparado ao excelente processo de gestão de builds e integração contínua que existe no Microsoft Visual Studio Team System. Este processo (ligado ao MSF versão 4.0) é explicado com detalhes excelentes em dois livros que li recentemente (recomendo mesmo àqueles que não utilizam a suite da Microsoft. Muitos dos conceitos são aplicáveis para outros produtos e processos. Farei um exame detalhado de cada um dos livros em outro artigo): Software Engineering with Microsoft Visual Studio Team System e Pro Visual Studio Team System.

Na versão 6.0 e anteriores da suite da Rational era necessário usar produtos de terceiros para realizar uma gestão efetiva e visual de builds e releases, bem como de integração contínua. O Luntbuild, por exemplo, tinha um plug-in para se conectar com o Rational ClearCase Base ou UCM. O assunto da automação de builds com o CruiseControl, ClearCase e Ant até recebeu um livro, devido às constantes requisições dos clientes. O livro, que acabou de ser lançado, se chama IBM Rational ClearCase, Ant, and CruiseControl : The Java Developer's Guide to Accelerating and Automating the Build Process. Ainda é um livro válido e muito útil, devido aos conceitos que explica do processo de gestão de builds e releases e para o caso de clientes que prefiram adotar uma solução gratuita com base no CruiseControl ou Luntbuild.

Portanto, a aquisição da IBM da empresa BuildForge está bem alinhada com sua visão estratégica de ter uma suite completa de ferramentas integradas para engenharia de software aderente ao CMMI, SOX, ISO e outras necessidades de compliance.

- Outra nova funcionalidade interessante é a integração entre IBM Rational ClearQuest e IBM Tivoli Provisioning Manager. Isso permite uma gestão automatizada de releases para produção.

- O processo de auditoria do ClearCase que era embutido no makefile agora também está disponível para usuários do Ant. Finalmente torna útil essa antiga funcionalidade do ClearCase(usada especialmente com programas C/C++) para o mundo Java!!!

- O Rational ClearQuest está integrado com as ferramentas de testes e requisitos. Documentos do RequisitePro agora finalmente podem ser mantidos sob versionamento eficaz e a integração ClearQuest com ferramentas de teste fornece uma gestão integrada do ciclo de vida. Requisitos do RequisitePro podem ser criados como registros no ClearQuest. Finalmente não precisaremos mais duplicar esforços criando registros de casos de uso no Clearquest para facilitar o workflow dos requisitos e rastreabilidade com defeitos e requisições de mudança :-) !!!

- O Rational ClearCase pode ser usado de forma distribuída sem a necessidade do ClearCase MultiSite (que gerava repositórios distribuídos). Os clientes ClearCase podem acessar repositórios centralizados via WAN (pode-se comparar com o que o Subversion e o CVS já tinham há séculos :-) ). Isso facilita muito a implantação do ClearCase para ambientes distribuídos, sem a necessidade da complexidade do MultiSite.

- Nova ferramenta Rational Data Architect, para modelagem de dados, criação e implantação de bases de dados relacionais. Finalmente uma ferramenta da IBM para concorrer com o ErWin e com o Oracle Designer!

Basicamente é isso. Outras alterações foram feitas, mas coloquei aqui as mais significativas. Creio que finalmente a engenharia de software está sendo tratada de forma ainda mais séria pelas empresas que usam software e sistemas para apoiar suas estratégias de negócios. E isso é percebido pelos produtores de software, que estão investindo cada vez mais em desenvolver soluções integradas para essa área.

Creio que os anos de 2007 e 2008 trarão ainda mais novidades e facilidades para espalhar as boas práticas do CMMI, processos ágeis e da Engenharia de Software de forma automatizada. Assim todos que necessitam desenvolver sistemas com qualidade terão maior facilidade de ficar aderentes às mais novas necessidades do negócio de TI.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas