segunda-feira, julho 17, 2006

Certificação ITIL Foundation

Este artigo comenta sobre a prova de certificação que realizei para a obtenção da certificação ITIL Foundation.

O exame de certificação tem 40 questões de múltipla escolha. Diferentemente da maioria dos exames mais complicados, todas as questões só possuem uma única resposta correta a ser escolhida. É um exame relativamente fácil e creio que, por esse motivo, consegui 97% de acertos (só errei uma questão).

Não fiz nenhum curso (usualmente o pessoal faz um treinamento de dois ou três dias e logo depois realiza o exame). Basicamente eu estudei através de duas apostilas emprestadas por amigas (valeu Priscila e valeu Renata :-) ! ). Uma apostila em inglês da Pink Elephant e outra apostila em português da HP. Além disso, consegui dois documentos pequenos para aquele estudo rápido na meia hora anterior à prova.

Para pessoas que respiram e vivem processos de desenvolvimento de software creio que o aprendizado de ITIL será tranquilo e sem a necessidade de participação em treinamentos formais (mas há pessoas que preferem o estudo suportado por instrutor, é claro!).

Recomendo o conhecimento de ITIL, especialmente para quem trabalha em empresas que usam softwares e sistemas para apoiar suas operações. Muitos dos problemas relacionados À implantação, suporte às necessidades de mudanças de clientes e gerenciamento de releases são abordados pelos processos do ITIL. Lembro que muita gente (inclusive eu!) tentava resolver certos problemas relativos a serviços de TI com processos específicos para desenvolvimento de software. E sempre faltava algo! Para dar um exemplo simples: o processo de gerenciamento de incidentes, de gerenciamento de mudanças e de gerenciamento de problemas (com a centralização do antedimento em um tipo de Service Desk) é a solução para o problema constante de resolução de defeitos em sistemas já existentes em produção. Ao invés de repassar para o analista de sistemas e/ou analista de testes responsável pelo sistema específico, uma área central para recebimento desses incidentes facilita a gestão, o controle e a análise de tendências. Os processos do ITIL, portanto, podem se tornar uma linha de frente para as requisições de clientes relativas a correção de defeitos ou pedidos de novas funcionalidades em sistemas. Seus artefatos se tornam entrada para o processo de desenvolvimento de software.

É isso aí... por enquanto! Comentários ou perguntas sobre ITIL, sobre o exame especificamente ou sobre experiências e relatos do uso de ITIL e processos de desenvolvimento de software são sempre bem vindos :-) !!!

Marcadores:

11 Comentários:

At 5:56 PM, Anonymous Anônimo disse...

Oi José,

Tenho interesse em prestar o exame para a certificação ITIL.
Você cita, em seu texto, materiais que foram suficientes para que você fosse aprovado, sem fazer cursos.
Caso este material não seja protegido por leis de PI e Copyright e caso você se sinta confortável, seria possível você disponibiliza-lo?

 
At 8:52 AM, Blogger José Paulo Papo disse...

Olá! Esse material eu consegui emprestado, de forma impressa, com duas amigas. Ele não existe em formato PDF.

 
At 12:29 PM, Anonymous marcelo disse...

Olá...Vou começar a estudar o ITIL para posteriormente prestar a certificação, pelo que andei pesquisando pela internet, são três níveis de certificação certo? Você sabe qual o conteúdo/temas para esta certificação.
grato, Marcelo

 
At 6:09 PM, Anonymous Anônimo disse...

José Paulo, gostaria de saber onde e quanto se paga apenas para executar a prova para ITIL Foundation??

 
At 6:09 PM, Anonymous Anônimo disse...

Para realizar a prova do nível inicial (Foundation) é possível marcar no site da prometric (www.prometric.com). Lá você escolhe o lugar e o horário. O custo da prova em inglês é de USD 150,00 (aproximadamente R$300,00). Você recebe o resultado ao final do exame. O certificado é enviado depois pro endereço cadastrado no site.
Para os demais níveis de certificação (Practitioner e Manager) é necessário fazer os cursos oficiais para realizar os exames.

 
At 5:46 PM, Anonymous Pedro Aresta disse...

Ola JP, boa tarde.
Eu e uns amigos do serviço estamos iniciando nossos estudos para tirarmos a certificação. Vc por acaso seguiu ou teria algum roteiro de estudos para candidatos auto-didatas que pudesse sugerir ou enviar para nós?? Se possuir, por gentileza, envie para pedroaresta@gmail.com
Grato pela atenção meu camarada!!
Sucesso!
Pedro

 
At 12:13 PM, Anonymous Isis disse...

Oie. Gostaria de informações de como realizar a prova em portugues. Aonde realiza a prova? Quanto custa? Sabe se tem no Rio de Janeiro?

Desde de já muito obrigada!

Bjos

 
At 6:09 PM, Blogger Marcia Sisi disse...

http://www.tiexames.com.br/curso_itil_foundation.php

achei neste link uma oferta de apostilas BARATAS e simulados grátis

 
At 12:33 AM, Anonymous Anônimo disse...

Fiz o curso online na ISSO É, www.issoe.com.br - além do curso eles oferecem um sistema de simulado que já vem incluso, muito bom e consegui a certificação da V3. Patricia Amaral

 
At 9:22 AM, Anonymous Anônimo disse...

Como o amigo acima fiz o curso na issoe, passei com 100%. www.issoe.com.br fica a dica !!!

 
At 8:26 AM, Blogger fabio.fino disse...

No site http://www.dotnetsql.com.br tem um simulado completo com explicação da resposta para essa prova.

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas