terça-feira, agosto 01, 2006

Mini-workshop Gerenciamento Ágil de Projetos

Caros,

Eu e um grupo de amigos fizemos um evento em São Paulo - SP(descrito abaixo) sobre Gerenciamento Ágil de Projetos.

É importante lembrar que foi um evento completamente gratuito e sem o sponsorship de nenhuma empresa (mas o Ibope gentilmente nos cedeu o espaço. Voltamos a agradecer ao Luciano Rabottini por esse apoio!!!).

O feedback dos participantes foi muito bom. Todos com quem conversamos comentaram que as expectativas que tinham foram excedidas!

Este grupo de amigos continuará fazendo esta ação, bem como outros workshpos, com o intuito de espalhar cada vez mais a importância da agilidade e da iteratividade para o desenvolvimento de software.

As apresentações já estão disponíveis na seção de downloads do workshop, no meu site Erudio.

------------------------------------------

Seminário Gerenciamento de Projetos Iterativos e Metodologias Ágeis

Data: 05 de Agosto de 2006, das 9h00 às 13h00

Público alvo - gerentes de projeto e demais profissionais que estejam envolvidos com projetos de software.

Objetivo: Apresentar as características de projetos iterativos de desenvolvimento de software e suas implicações no gerenciamento de projetos; apresentar as metodologias ágeis, seus objetivos e suas implicações no gerenciamento de projetos de software.

Apresentações:

Introdução ao Gerenciamento de Projetos de Software Iterativos e Metodologias Ágeis

Marcio Tierno

Projetos de Software oferecem desafios específicos para sua realização e seu gerenciamento. Segundo os relatórios de firmas como Gartner Groups, Standish Group e outras, 75% dos projetos de software não são bem-sucedidos. Este apresentação foca nos aspectos que levam os modelos tradicionais de desenvolvimento e gestão de projetos de software a possuírem alto índice de fracassos e apresenta alternativas baseadas na adoção de processos iterativos e ágeis de desenvolvimento, assim como suas implicações no gerenciamento desses projetos.


Contratação de projetos de software, manutenção de sistemas e portfólio de projetos com agilidade: Uma introdução.

José Paulo Papo

Tópicos: - Tipos de contratos - Como escolher uma forma de contratação - Aquisição progressiva e RUP - Contratos de escopo variável - Gerenciando e organizando manutenções de sistemas legados com exemplo do SCRUM - Como planejar e organizar o portfólio de projetos iterativos


O Manifesto Ágil e a Declaração de Interdependência: O que isso significa para nós?

Juan Esteban Bernabó

Alguns dos mais renomados líderes na indústria de desenvolvimento de software se reuniram por alguns dias, numa estação de ski, e chegaram a um conjunto de valores e princípios que eram comuns nas suas práticas. Um outro grupo, com foco na liderança de projetos, criou a Declaração de Interdependência, onde manifestam os pontos chaves no sucesso dos seus projetos. Ambos serão apresentados e discutiremos
como os princípios e valores ali expressos se encaixam na nossa realidade e o que isso significa para nós.


Teoria das Restrições (TOC): Um Toque

Adail Retamal

Em 1984 foi publicado um livro, no estilo novela, que revolucionou o pensamento gerencial do mundo. "A Meta", de Eliyahu Goldratt, é hoje leitura obrigatória em universidades, MBA's e corporações de todos os portes. Mas o que isso tem a ver com desenvolvimento de software? E principalmente, qual a relação com a agilidade? Respostas (e mais perguntas) estarão neste workshop.


Apresentadores:

Marcio Tierno é Executivo de Vendas para produtos de Desenvolvimento da Compuware do Brasil. Atua na área há 16 anos, tendo trabalhado em empresas como IBM, Rational Software, BCP Telecomunicações, entre outras. Cursou Ciência da Computação na Unicamp, é certificado ITIL Foundations e Rational Requirements Mngt. Marcio já prestou consultoria e ministrou dezenas de treinamentos em Ger. de Projetos, Requisitos e demais disciplinas de desenvolvimento para empresas como Serpro, Xerox, BankBoston, Banco Itaú, Banco Votorantim, Cargill, Porto Seguro e outras de grande porte, no Brasil e no exterior.

José Papo é Engenheiro de Processos de Software. Professor de graduação da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação. É também professor de pós-graduação da FIAP nos cursos de Engenharia de Processos de Software com RUP e Engenharia de componentes com Java. Mestrando em engenharia de computação no IPT e possui pós-graduação em Engenharia de Software pela Universidade São Judas Tadeu. Possui as certificações: IBM Certified Specialist for Rational Unified Process, IBM Certified Specialist for Requirements Management with Use Cases, OMG UML 2.0 Certified Professional e ITIL Foundation Certified. Já trabalhou com gestão de projetos, especificação de requisitos, análise e design,
programação e testes de sistemas estruturados e orientados a objetos nas empresas TecBan, 7Comm, Politec, Computer Associates e Ogeda.

Juan Esteban Bernabó é Fundador e Primary Consultant da TeamWare do Brasil, uma empresa de consultoria focada em auxiliar organizações de desenvolvimento de software a otimizar seus processos, criar ativos de software, implantar processos ágeis e utilizar de forma eficaz a tecnologia de objetos. Ele trabalha há mais de 15 anos em desenvolvimento de equipes de software altamente eficazes, definição de produtos, projetos, gerenciamento e coordenação de equipes de desenvolvimento, arquitetura de produtos, arquitetura de software, definição de políticas de reuso e avaliação de produtos OpenSource para integrar com produtos comerciais.

Adail Retamal é Engenheiro Eletrônico pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. Desenvolvedor desde 1983, participou de projetos em diversas áreas como telecom, atacado, saúde, educação, governo e software houses. Lecionou nos departamentos de Ciências da Computação na Unit e UFU (Uberlândia). Pesquisa e ensina sobre Engenharia de Software, também divulgando através de palestras e artigos em sites e revistas. Atualmente é Arquiteto de Soluções na Borland Latin America, atuando especialmente em consultorias de processos e metodologias de desenvolvimento, além de ministrar treinamentos e participar de avaliações para CMMI. Foi consultor em um grande projeto na Infosys, em Pune, Índia. Possui as certificações Microsoft Certified Product Specialist (Windows/NT/TCP-IP), Borland Certified Product Specialist and Instructor (Delphi, CaliberRM, StarTeam, Together), Borland/TeraQuest Certified Workshop Instructor.

Marcadores: ,

2 Comentários:

At 11:22 AM, Anonymous Daniel Passos disse...

Alem do endereço podia colocar o estado pois com certeza o blog e lido por todo o territorio nacional :)

 
At 11:48 AM, Blogger José Paulo Papo disse...

Corrigido :-) !

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas