quarta-feira, junho 14, 2006

O Processo de desenvolvimento de produtos da Netscape e Microsoft e sua influência na vantagem competitiva

Escrevi um artigo em conjunto com o meu grande amigo de mestrado e de docência na São Judas, Paulo Marcelo Lessa Moreira (diretor da Unitech), para o mestrado do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnólogicas). O artigo trata sobre o processo de desenvolvimento de produtos da Netscape e Microsoft e sua influência na vantagem competitiva.

O artigo completo se encontra na seção de downloads de Engenharia de Software do site Erudio.

Segue o breve resumo:

O processo de criação e inovação de produtos é crítico para a continuidade do sucesso, prosperidade e sobrevivência das organizações empresariais. Em particular, as empresas que atuam no ramo de produtos e serviços de software se encontram em um mercado altamente competitivo, onde a inovação e o lançamento de novos produtos e novas versões de produtos são cruciais para a sua sobrevivência. Sob essa ótica, analisamos como o processo de desenvolvimento de produtos da Netscape e da Microsoft se torna um fator decisivo em suas estratégias competitivas. Buscamos analisar quais são as práticas adotadas por essas empresas como fatores de sucesso para manter um processo de desenvolvimento de software que possibilite a sustentação de suas vantagens competitivas frente aos concorrentes.

PALAVRAS-CHAVE

Estratégia competitiva, Vantagem Competitiva, Processo de desenvolvimento de produtos, Netscape, Microsoft, Inovação, Desenvolvimento de Software.

Referências Bibliográficas

BLOOMBERG. Japan Stocks Fall, Led by Sony on Game Delay Report; Banks Drop. Disponível em:
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=10000101&sid=aq8JOorKByJA . New York, 2006.

CHRISTENSEN, Clayton. O Dilema da Inovação. São Paulo: Makron Books, 2001.

COOPER, Robert. Winning at New Products: Accelerating the Process from Idea to Launch. 3rd Edition. New York: Basic Books, 2001.

CUSUMANO, M.; SELBY, R. Os Segredos da Microsoft. São Paulo: Editora Ática, 1996.

CUSUMANO, M.; YOFFIE, D. Competing on Internet Time. New York: The Free Press, 1998.

CUSUMANO, Michael. The Business of Software. New York: The Free Press, 2004.

DESCHAMPS, J.; NAYAK, P. R. Product Juggernauts: How Companies Mobilize to Generate a Stream of Market Winners. Boston: Harvard Business School Press, 1995.

FOWLER, M.; FOEMMEL, M. Continuous Integration. Disponível em:
http://www.martinfowler.com/articles/continuousIntegration.html . Martin Fowler,
2005. Acesso em: 06 de março de 2005.

LEFFINGWELL, D.; MUIRHEAD, D. Tactical Management of Agile Development: Achieving Competitive Advantage. Disponível em:
http://knowledgestorm.inc.com/inc/search/viewabstract/76279/
Colorado: Rally SDC, 2004.

McCONNELL, Steve. Rapid Development: Taming Wild Software Schedules. Redmond: Microsoft Press, 1996.

McGRATH, Michael. Product Strategy for High-Technology Companies, 2nd Edition. New York: McGraw-Hill, 2001.

PORTER, Michael. Estratégia Competitiva. 6a. Edição. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1986.

PORTER, Michael. Vantagem Competitiva. 5a. Edição. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1989.

REINERTSEN, Donald. Managing the Design Factory: A Product Developer’s Toolkit. New York: Free Press, 1997.

SMITH, P. G.; REINERTSEN, D. G. Developing Products in Half the Time. 2nd Edition. New York: John Wiley & Sons, 1998.

WIKIPEDIA. Browser Wars. Disponível em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Browser_wars . Wikipedia, 2006.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas