quarta-feira, dezembro 09, 2009

Selenium RC (Remote Control) - Instalação, Configuração e Dicas

Hoje um artigo mais técnico para quebrar o ritmo do assunto gestão de portfólio de projetos! Vou tratar da instalação e configuração da ferramenta Selenium Remote Control (RC). O Selenium RC permite que scripts de teste desenvolvidos usando a ferramenta Selenium IDE, no browser Firefox, possam ser executados em outros browsers (como Internet Explorer, Safári e Opera). Portanto, assumimos que você já tenha criado os scripts de teste na ferramenta Selenium IDE. Mostro alguns exemplos da execução do Selenium RC com os browsers Firefox e Internet Explorer.

Como pré-requisito, não esqueça de instalar o JDK (Java Development Kit).

Para a instalação você deve:

  • Fazer o unzip do conteúdo do arquivo no diretório C:\Selenium.
Para utilizar o Selenium RC no Windows faça o seguinte:
  • Abrir um Prompt do DOS.
  • Entrar no diretório C:\Selenium\selenium-server-1.0.1
  • Digitar o seguinte comando para executar os testes com o browser Internet Explorer: java -jar selenium-server.jar -multiwindow -htmlSuite "*iexplore" "http://www.google.com" "C:\Selenium_Tests\TsTst.html" "C:\Selenium_Tests\results.html" . Não esqueça de substituir o que está entre aspas pelos seus valores específicos.
  • Digitar o seguinte comando para executar os testes com o browser Firefox: java -jar selenium-server.jar -multiwindow -htmlSuite "*chrome" "http://www.google.com" "C:\Selenium_Tests\TsTst.html" "C:\Selenium_Tests\results.html" . Não esqueça de substituir o que está entre aspas pelos seus valores específicos.
  • O arquivo results.html conterá o resultado de execução de cada um dos casos de teste. Através dele é possível verificar se algum caso de teste falhou e em que ponto.

Dicas fundamentais:

  • Criar os casos de teste e a suíte de testes sempre com a extensão .html. Sem essa extensão os casos de teste podem falhar em alguns browsers quando o Selenium RC é utilizado (Acredite em mim... perdi um bom tempo tentando identificar esse problema!!!).
  • Criar o arquivo de resultados contendo o nome do browser. Exemplo: FFResults.html e IEResults.html.
Algumas telas do uso do Selenium RC:





6 Comentários:

At 5:18 PM, Blogger Keilla Costa disse...

Oi, José Paulo. Parabéns pelo post. Muito útil! Utilizei como vc disse e funcionou de primeira ;)
Agora gostaria de aumentar a complexidade, mas não consegui. Veja se vc pode me ajudar, por favor.
Criei uma suite com 5 casos de teste, mas ao invés de acrescentar mais casos a esta suite, gostaria de criar outra suite com outros casos, pois são testes de coisas diferentes. Não consegui lançar as duas suítes ao mesmo tempo chamando o comando java - jar .... de duas consoles diferentes. Eu vejo uma mensagem d que o seleniumRC já está ativo, não posso ativá-lo. A outra opção menos interessante, pois seria realizar os casos em série e não em paralelo, seria programar a execução das duas suítes, uma após a outra. Tem como se fazer isso?
Agradeço antecipamente pelas informações.

 
At 6:37 PM, Blogger Sara Meireles disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 6:39 PM, Blogger Sara Meireles disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 6:40 PM, Blogger Sara Meireles disse...

Oi José preciso de help baixe da pagina http://seleniumhq.org/download/
e baixei o pagote RC versão
(Download version 2.24.1). Descompactei para uma pasta C:\Selenium, lembrando que já instalei o SDK e fiz a configurações de variaveis de ambiente. Ao tentar rodar o comando no console do DOS
"java -jar selenium-server.jar-*iexplore http://pollux/sglog/Login.aspx Celistics2.html C:\Selenium_Tests\IEresults.html"
e dar o sistema exibe a mensagem de erro:
Error: Unable to access jarfile selenium-server.jar-*iexplore

Você sabe me dizer o que pode ser isso?

Lembrando tbm que dentro do pacote do RC que baixei não existe essa pasta java e sim javax e java_cup.

 
At 11:38 AM, Blogger Valter Lima disse...

OI José.
Estou com um problema em executar os scripts automatizados do Selenium no IE, problema e o seguinte:
Para você entender melhor, realizamos os testes no R2 com WebDriver e não conseguirmos realizar a execução tanto no IE quanto no Firefox. Portanto, precisamos encontrar a solução para o R1 (hoje utilizada no Framework), sendo que no R1 os scripts funcionam corretamente no Firefox.
O erro em especifico é que ele não consegue encontrar nenhum elemento dentro da popup. Ele consegue encontrar a janela independente do browser, mas não avança.
De alguma maneira, o WebDriver não interagi com a popup de pesquisa, independente se estou usando IE ou Firefox para automação.

Moral: Preciso fazer com que os scripts executem tanto no Firefox quanto no IE. Você já passou por algum problema assim?

Desde já agradeço.

 
At 10:40 AM, Blogger Misa disse...

Valtão usa o RFT véi!!!

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas