quarta-feira, dezembro 23, 2009

Domain Driven Design com Naked Objects em Java - Resenha do Livro

Um livro recém lançado e que acabei de ler é o Domain Driven Design Using Naked Objects de Dan Haywood.

Muitos acham que Naked Objects é uma tecnologia meramente para aprendizado ou prototipação de conceitos. Podia até ser antigamente, mas esse livro mostra que essa visão está errada hoje. Além dos usos conhecidos de ensinar OO como deve ser e ajudar a prototipar entidades de negócio, hoje Naked Objects pode ser uma excelente forma de construir uma camada de objetos de negócio reutilizáveis dentro de uma corporação.

O livro mostra como aplicar os conceitos de Domain Driven Design e de Ubiquitous Language utilizando Java e Naked Objects. Além de mostrar detalhadamente como construir a camada de entidades de negócio usando Naked Objects, o livro mostra como você pode:

- Integrá-los com bancos de dados
- Integrá-los com uma estratégia SOA expondo-os a um ESB ou como um RESTful Service
- Usá-los a partir de um framework Web (o livro usa como exemplo o Apache Wicket)
- Como usá-los através de clientes GUI
- E também como usar a infraestrutura da própria tecnologia Naked Objects, que gera uma interface gráfica Web automaticamente para uso das entidades de negócio.

Recomendo esse livro para os que querem aprender com mais rapidez e facilidade o que é o Domain Driven Design - DDD - na prática. Também para aqueles que desejam construir aplicações Web e Client/Server de uma forma veloz e que serão usadas internamente em produção dentro de uma organização.

3 Comentários:

At 10:11 AM, Blogger roberto disse...

Papo, além do Naked Objects você acredita ser viável aplicar os conceitos de DDD em uma aplicação Java? Eu ainda estou lendo o livro do Evans.

 
At 11:36 AM, Blogger Dan disse...

Hi Jose,

Thanks for this review, great to see you picked up on the main messages that I was aiming to convey.

My aim for 2010 is to continue growing the Naked Objects community as well as the capability of the framework and its various sister projects. So please keep an eye out for new stuff, I look forward to see you as a user and/or contributor.

Cheers
Dan
http://danhaywood.com

 
At 2:26 PM, Blogger Irapuan disse...

Também acho super viavel sistemas utilizando o naked objects. Estou fazendo minha tese de mestrado usando um dominio super complexo e vou utilizar o naked objects como implementação.

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas