segunda-feira, dezembro 21, 2009

Departamento de Defesa dos EUA indo para o Agile - Ideias para os compradores de TI do governo brasileiro

Encontrei uma notícia muito interessante e relevante para o mercado de TI do setor público brasileiro. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está indo rumo ao Agile e ao iterativo!

O apresentador Don Johnson, que trabalha para o CIO do departamento de defesa, apresentou os pontos que mostram que a forma de contratação waterfall (cascata) de software por parte do DoD "é a causa raiz para os sistemas adquiridos sob medida não entregarem as capacidades e benefícios prometidos, dentro do prazo e orçamento". Ele explicou que a aquisição atual envolve um ciclo de tempo muito longo dirigido por processos big bang.

Por causa disso, o Congresso Americano respondeu e criou uma lei que permitirá a construção de 10 programas de TI usando um modelo alternativo de aquisição!

Isto é, o governo americano está trabalhando em uma lei para reformar a aquisição ultrapassada baseada em processos cascata, rumando para um modelo iterativo e incremental.

Esse exemplo, vindo do departamento onde "nasceu" o modelo cascata, é mais um indício de que esse debate também precisa entrar no tema de aquisição de software sob medida no governo brasileiro, em órgãos públicos e empresas estatais. O governo americano já está dando um passo inicial para reformular TODAS as compras públicas de software. Quando o Brasil tomará esse mesmo caminho? Espero que seja breve. Só assim teremos melhores sistemas a custos mais baixos, com melhor qualidade e agilidade.

1 Comentários:

At 4:35 PM, Blogger Zeff disse...

Legal a notícia!

Espero que tenhamos boas notícias após estes 10 projetos e que o sucesso ou fracasso sejam divulgados (pelo menos de alguns casos), para servir como informação para os agilistas de plantão...

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas