segunda-feira, dezembro 13, 2010

Desenvolvendo em COBOL e Mainframe com TFS 2010 e Visual Studio 2010

Um dos grandes investimentos da Microsoft, na versão 2010 do Visual Studio e do Team Foundation Server, se voltou para o atendimento a ambientes heterogêneos. Isto é, atender outras plataformas e tecnologias diferentes do .NET. Um dos principais recursos foi a incorporação de plugins para Eclipse e ambiente de linha de comando para ambientes Unix. Isso foi feito com a aquisição da empresa TeamPrise.

Hoje já temos casos de empresas que utilizam todo o ambiente de gestão de configuração, governança e rastreabilidade no ciclo de vida para aplicações COBOL. Um exemplo documentado é o estudo de caso de TFS 2010 para gerenciar aplicações COBOl e PL1 na NRB.

Hoje em dia existem várias soluções que permitem o desenvolvimento COBOL e Mainframe dentro de uma IDE na plataforma Windows. Um exemplo é o Natural for Eclipse. Como ele foi construído na plataforma Eclipse, nosso plugin Visual Studio Team Explorer Everywhere permite que todo o controle de versões do código-fonte e toda a orquestração do processo de desenvolvimento sejam realizados dentro do mesmo ambiente do desenvolvedor.

Esse atendimento a ambientes como o COBOL (entre outros) facilita a gestão unificada das aplicações de uma corporação e melhora a governança de TI e do processo de desenvolvimento de software como um todo.

Além disso, existe uma excelente solução para iniciar a modernização do seu legado que ainda está em Mainframe. A solução se chama Visual COBOL e é uma extensão completa para o Visual Studio 2010. Com ela você consegue baixar fontes feitos em COBOL (inclusive com JCL ou CICS!), compilá-los no framework .NET e fazer interfaces gráficas poderosas usando Windows Presentation Foundation, ASP .NET e Windows Forms. E além disso tudo pode usar recursos avançados do Visual Studio 2010 como análise de impacto de testes, IntelliSense, IntelliTrace e análise arquitetural da aplicação!

Portanto, você pode utilizar a solução de ALM da Microsoft que é robusta,escalável, de fácil utilização e com melhor custo-benefício do mercado também para um ambiente de alta plataforma como o COBOL ou o Natural e também para modernizar o legado de uma forma mais rápida e simples!

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas