terça-feira, novembro 30, 2010

Testes Ágeis - Minha palestra no ALM Summit Brasil

No dia 27 de novembro palestrei no evento ALM Summit Brasil. Foi um evento muito legal e que mostrou com bastante força os recursos inovadores da plataforma de Aplication Lifecycle Management da Microsoft, bem como o nível dos profissionais brasileiros que suportam e apóiam a implantação da solução em clientes por todo o Brasil.

Minha palestra foi sobre Testes em um mundo Ágil. Na primeira parte expliquei como é o processo de testes realmente Ágil (só enfatizando: uma iteração não é uma mini-cascata!). Na segunda parte falei sobre práticas e ferramentas que apóiam testes Ágeis e mostrei os recursos inovadores que a Microsoft lançou para melhorar a produtividade e a qualidade das equipes de testes, bem como aumentar a colaboração entre desenvolvedores e testers.

Segue minha palestra (não tem muito slide, porque a maior parte foi de demos!):

1 Comentários:

At 2:05 PM, Anonymous Rafael Campello disse...

Opa, blza João?

Recentemente em uma consulta ao google encontrei seu blog e acompanho as postagens.

Esta em espcial resolvi comentar, por se tratar do VSTS 2010, tema que também escrevi no meu blog Left 4 Test.

Durante a palestra que participei na Microsoft antes do lançamento, fiquei ansioso e preocupado. Primeiro pelas features da ferramenta, as quais acredito que agregam muito (e esta é a proposta) no trabalho do desenvolvedor com o testador. Porém o que continua a me incomodar, agora após trabalhar com a ferramenta, é a necessidade de um processo que se adapte a completamente a ferramenta, o que é complicado em uma grande corporação, pelo fator cultural e outros. Tornar a ferramenta adaptavél aos processos de empresas, sem que seja necessário abandonar funcionalidades da mesma, acredito ser um novo desafio.

Desculpe pelo comentário extenso.

Abraços e sucesso.

 

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas