quarta-feira, outubro 12, 2011

Cloud Computing e Big Data : A revolução da TI moderna

Cloud Computing e Big Data são tecnologias que revolucionam completamente a TI. Para mim, são os itens de maior importância e tendência para os próximos anos. E por quê? Porque elas mudam radicalmente os gastos em TI, bem como mudam a forma como armazenamos e tratamos dados.

Com a Computação em Nuvem, empresas podem reduzir seus gastos com a infraestrutura de TI e investir essa quantidade de dinheiro economizado para inovar, construindo ainda mais softwares que melhorem os processos da organização.

Com tecnologias de Big Data as empresas poderão coletar e organizar ainda mais dados sobre seus produtos, serviços e clientes. Isso melhorará as ofertas e o serviço aos clientes. Um grande exemplo do poder dos dados é a Amazon. Ela armaneza os mais diferentes tipos de dados sobre seus clientes e produtos, permitindo direcionar ainda mais ofertas e orientar sua logística e estoques. O nível de recomendações e a forma como a Amazon gera uma plataforma de rede social orientada a seus produtos e serviços a tornam a loja de produtos e livros mais acessada e que mais vende em todo o mundo. Sua capitalização em bolsa é grande porque possui diferencias competitivos enormes, gerados pela sua plataforma computacional e pelos seus algoritmos complexos.

A Computação em Nuvem e Big Data farão com que as organizações que as adotem integralmente fiquem mais lean (enxutas), tenham menos desperdícios e fiquem cada vez mais centradas no cliente.

Portanto, fiquem de olho: pessoas com conhecimentos e experiências para serem "Cloud Architects" e "Big Data Analysts" serão cada vez mais requisitados. Estatística também voltou à moda e está na crista da onda. Pois analisar a vasta quantidade de dados gerados pelas novas plataformas demandará ainda mais conhecimento estatístico e analítico.

A meu ver, a revolução da computação em nuvem e do movimento Big Data só tem a trazer benefícios para nossa área de Tecnologia da Informação. Poderemos mostrar mais resultados com os investimentos de TI (que serão mais direcionados para inovação, devido à economia da Nuvem) e gerar mais informações úteis para a empresa, para parceiros e para clientes.

E que venha para o Brasil e para nossas organizações a revolução "Cloud" e "Big Data"!

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este artigo:

Criar um link

<< Home


Veja as Estatísticas