segunda-feira, setembro 05, 2011

Lean Startup e Customer Development: Prepare-se para a nova onda que vai ajudá-lo a acertar em cheio nos produtos e serviços que você desenvolve

No dia 13 de settembro será lançado o muito esperado livro do autor Eric Ries chamado The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Essa é uma das principais novidades surgindo dentro dos métodos Ágeis e do movimento Lean. Me aprofundei no assunto e realmente vejo como uma nova onda fundamental para melhorar a taxa de sucesso de novas empresas e novos projetos e produtos dentro de empresas já existentes.

O conceito de Lean Startup é a aplicação do "Pensamento Enxuto" aplicado ao processo de empreendedorismo e de criação de produtos. Se baseia em quatro grandes tendências atuais:

- Emergência de novas tecnologias, especialmente Cloud Computing, que facilitam a experimentação de novas ideias com custos extremamente baixos.
- Aplicação de processos Ágeis de desenvolvimento
- Iterações rápidas centradas e com foco total nos clientes, especialmente baseado no processo de Customer Development
- Ferramentas para análise, estatística e métricas de baixo custo e poderosas e que facilitam o entendimento do que está funcionando e do que precisa mudar

Um dos pontos que considero um diferencial no processo de "Lean Startup" é a preocupação em não ter requisitos e sim hipóteses. O termo hipótese reforça que uma funcionalidade só se torna algo realmente útil quando validado e confirmado pelos clientes e usuários do produto. Lean Startup e Customer Development enfatizam bastante a construção e constante refinamento do Product Backlog. Nas primeiras metodologias Ágeis o product backlog é sempre algo nebuloso, que se "materializa" pelas mãos do product owner.

Aproveitei para ler e me aprofundar em diversos livros já lançados e que podem dar um excelente "gostinho" do que está por vir no livro do Eric Ries. Também detalham pontos que devem ser vistos mais brevemente no livro "Lean Startup".


The Four Steps to the Epiphany: Successful Strategies for Products that Win - O livro clássico que criou o conceito de customer Development.

Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers - Um livro que inova na maneira de apresentar um plano de negócios de um novo produto ou serviço. O Business Model Canvas ajuda a focar a empresa em entender problemas e soluções

The Entrepreneur's Guide to Customer Development: A cheat sheet to The Four Steps to the Epiphany - Um livro que resume o processo de Customer Development muito bem e que facilita o entendimento do conceito

Running Lean: Iterate from Plan A to a Plan that Works - Utiliza Customer Development, Lean Startup, Bootstrapping e Business Model Canvas para ajudar empreendedores e empresas a construir um produto com maior probabilidade de sucesso

Start Small, Stay Small: A Developer's Guide to Launching a Startup - Um livro fantástico que foca em micro-empreendedorismo serial e bootstrappers. Dá dicas práticas de como validar hipóteses, testar ideias e validar um mercado.

Nail It then Scale It: The Entrepreneur's Guide to Creating and Managing Breakthrough Innovation - Um livro fantástico que explica como testar ideias e hipóteses sobre um mercado antes de gastar muito dinheiro tentando escalar o produto ou negócio. Define um processo para entender um mercado e seu problema, vlaidar a solução e escalar o negócio.

If You Build It Will They Come?: Three Steps to Test and Validate Any Market Opportunity - Um livro prático que foca no estágio inicial de um produto, negócio ou startup. Ele detalha três passos completos com ferramentas e técnicas práticas para entender e validar hipóteses, problemas e soluções

Crossing the Chasm - Um clássico que explica como cruzar o abismo entre usuários inovadores e a maioria dos consumidores de uma tecnologia

Getting to Plan B: Breaking Through to a Better Business Model - Um livro que mostra como estressar e testar o plano A e como alterá-lo para atingir os objetivos de negócio de uma empresa

Startups Open Sourced - Um livro com entrevistas de diversos fundadores de startups que cresceram utilizando métodos de Lean Startup e Customer Development

Convert!: Designing Web Sites to Increase Traffic and Conversion - Não, não é um mero livro sobre web design! É um livro que explica de forma prática como criar um site web e landing pages com base na análise de mercado, da proposição de valor do produto, na busca de ações concretas, em otimização de páginas e em testes A/B e multivariados.
Boa leitura e boa validação de hipóteses para vocês!!!

Marcadores: , ,

domingo, setembro 04, 2011

Melhorias no Controle de Versões do TFS 2010

Brian Harry, Microsoft Technical Fellow e Gerente de Produto do Team Foundation Server, está escrevendo diversos posts em seu blog sobre as melhorias que virão na nova versão do TFS no ano que vêm.

Um ponto importante e sempre crítico é o controle de versões. Ele terá tantas melhorias e aprimoramentos que Brian Harry escreveu três blog posts sobre o assunto.

Melhorias no workspace dos desenvolvedores, melhorias no Team Explorer e facilidades para operações assíncronas e offline e as que acho mais importantes: melhorias profundas nas operações de merge.

Para maiores detalhes leiam os posts:

Version Control Workspace Improvements


Version Control Merge Enhancements

Wrapping Up on Version Control Improvements


Veja as Estatísticas