quarta-feira, abril 13, 2011

Realizando merge no TFS com ferramentas parceiras

O controle de versões do TFS 2010 possui um controle de versões bem avançado. Possui também uma ferramenta visual para realizar 2-way merges. Porém, muitas pessoas preferem usar outras ferramentas de merge e que também possuam 3 janelas (para realizar 3-way merges).

O TFS 2010 é extensível e maleável o suficiente para permitir o uso de outras ferramentas de merge!

Uma ferramenta que acho bem interessante para realizar merges é o KDiff3.

Vamos então ao passo a passo simples para configurar o uso do KDiff3 com o TFS 2010!

Vá no Visual Studio ou no Team Explorer Client e abra o menu Tools / Options:


A janela de configuração aparecerá. Selecione Source Control / Visual Studio Team Foundation Server. Na janela clique "Configure User Tools...":



A janela "Configure User Tools" aparecerá:



Clique em "Add..."



Preencha com as informações de extensões de arquivos que serão usados pela ferramenta e o tipo de operação que estará associado com a ferramenta (lembre de fazer isso para "Compare" e para "Merge"). Escreva depois o comando e os argumentos da ferramenta. Para o KDiff3 use os seguintes argumentos:

- Para "Compare": %1 --fname %6 %2 --fname %7
- Para "Merge": %3 --fname %8 %2 --fname %7 %1 --fname %6 -o %4

Pronto! Agora você utilizará o KDiff3 para realizar merges e comparações de código-fonte.

Para usar outras ferramentas e todos os comandos e argumentos para cada uma delas recomendo o blog post de James Manning diff/merge configuration in Team Foundation.

Até a próxima e bons merges!

Trabalhando offline com o TFS 2010

A comunidade do TFS lançou uma ótima extensão para facilitar o suporte para trabalhar offline quando você não estiver conectado ao servidor do TFS 2010.

A extensão GoOffline pode ser baixada do Visual Studio Gallery.


sexta-feira, abril 08, 2011

Desenvolva para Android com a plataforma .NET e o Visual Studio!

Uma novidade muito legal para desenvolvedores da plataforma .NET e que utilizam o Visual Studio como sua ferramenta de produtividade: A Novell acabou de lançar um novo produto chamado Mono for Android.

O Mono for Android permite que desenvolvedores utilizem C# e o framework .NET para criar aplicações para celulares e tablets Android! E o mais importante: está integrado com o ambiente de desenvolvimento do Visual Studio! Aproveite para conhecer mais detalhes no site do Mono for Android.

Com esse lançamento e mais o produto anterior da Novell de nome MonoTouch (que permite desenvolver aplicações .NET para o iPhone, iPad e iPod) o .NET Framework está mais interoperável ainda!

segunda-feira, abril 04, 2011

TFS Web Access e Diagrama de Estados do ciclo de vida de itens de trabalho

O Team Foundation Server ( TFS ) 2010 possui uma interface web que é instalada pelo wizard de instalação e configuração do software. Essa interface é uma visualização do "Team Explorer" na web.

Um dos recursos do Team Web Access é o de ver o diagrama de estados de um item de trabalho (requisitos, tarefas, defeitos, casos de teste, etc). Podemos fazer isso ao clicar no item "State Diagram" dentro do menu "Tools" da página de detalhes de um work item.



O comando mostrará um diagrama com todos os estados e transições do work item relacionado.



Além desse diagrama é possível visualizar todas as transições de estado que aconteceram em um work item específico, inclusive com a data e o nome da pessoa que fez a transição.



Com esses recursos a visualização do ciclo de vida de um item de trabalho fica muito mais simples e funcional!

sexta-feira, abril 01, 2011

Como verificar que o TFS 2010 está no ar e funcionando!

Para verificar se o TFS 2010 está no ar e funcionando em sua completude você pode usar uma ferramenta simples mas bem interessante que faz um ping específico no servidor TFS 2010 e em seus serviços. Lembrando que você pode acessar todos os ativos de ALM do TFS 2010 através de protocolo HTTP ou HTTPS em uma única porta.

O comando:

pingtfs.exe /server:http://myserver:8080/tfs


Faça o download da ferramenta PingTFS.exe (.ZIP, 7,45 KB)



Veja as Estatísticas