terça-feira, fevereiro 09, 2010

Beneficios do uso de processos ágeis no desenvolvimento de software

Mike Cohn, no primeiro capítulo do seu livro Succeeding with Agile, elencou uma série de pesquisas e dados de teses acadêmicas que descrevem benefícios colhidos pela adoção de processos ágeis no desenvolvimento de software.

Os benefícios estão ligados às seguintes áreas:

- Produtividade e custo

- Engajamento dos funcionários e satisfação no trabalho

- “Time to market”

- Qualidade do Produto

- Satisfação dos Stakeholders

Como a apresentação em inglês dele é Creative Commons, resolvi traduzí-la para o português e disponibilizá-la no SlideShare para leitura e download.


segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Selenium IDE - Dicas para testar aplicações Ajax e Portal

Estou fazendo alguns trabalhos com o Selenium IDE para automação de testes funcionais de sites WEb. Aí vai uma dica muito interessante para quem trabalha com sites que usam pesadamente AJAX, portlets, javascripts e HTML dinâmico.

Podem-se encontrar em sites que usam AJAX, Portlets e DHTML alguns controles que possuem variação dinâmica em seu identificador. Veja, por exemplo, o ID desse controle gerado pela especificação de portlets Pluto:

id="Pluto_8A828179268FE1FD01268FE6FB8302AE__SELECTED_client_code"

Ao utilizar o Selenium IDE para gerar o script de teste automatizado, obtemos o seguinte comando em Selenese HTML:

type Pluto_8A828179268FE1FD01268FE6FB8302AE__SELECTED_client_code

O grande problema é que esse número muda de forma constante e aleatória. Como podemos tornar nosso teste no Selenium mais estável? Usando o comando contains dentro do XPath !

O comando modificado fica assim:

type //select[contains(@id,"Pluto_") and contains(@id, '_SELECTED_client_code')]

Fazendo essa pequena alteração obtemos scripts que conseguem trabalhar com identificadores dinâmicos que mudam aleatoriamente, algo comum em aplicações AJAX ou de portais . Uma dica fundamental para melhor uso do Selenium IDE.


Veja as Estatísticas