quinta-feira, setembro 18, 2008

JustJava 2008 - Sobre o painel de metodologias ágeis

Participei do JustJava 2008 e fui um dos debatedores no Painel sobre metodologias ágeis, mediado pelo Jorge Diz e com presença também do Rodrigo Yoshima. Depois, fui convocado para participar do painel sobre tecnologias para integração e Java, onde tive oportunidade de falar sobre diversos tópicos como Cloud Computing, SOA (Service Oriented Architecture), Integração entre Java e .NET e Java com Mainframe.

Gostei muito do evento. O Painel sobre metodologias ágeis estava com um bom quórum e tive a oportunidade também de traçar ligações entre as mudanças (para melhor) feitas a partir do JEE 5 e o crescimento no uso de processos ágeis. Por exemplo, um dos aspectos melhorados foi a testabilidade da plataforma JEE, que foi alterado devido a uma forte pressão para modificar o modelo EJB 2 (que era péssimo para se testar unitariamente e que gerava dificuldades para o Test-Driven Development), vindo de profissionais que usavam o TDD como prática e processos ágeis em geral.


Abaixo algumas fotos do evento:






sexta-feira, setembro 05, 2008

Rational Team Concert - Detalhes da nova solução de ALM da IBM Rational

O Rational Team Concert é uma robusta ferramenta de ALM (Application Lifecycle Management) colaborativa, baseada na plataforma aberta Jazz. Nesse artigo, vou falar sobre seus principais recursos, suas três diferentes edições e preços, a visão futura da plataforma e a questão que ainda confunde novos e antigos clientes: o RTC substitui a suite Rational clássica?

Começando pelas funcionalidades: O RTC conta com um sistema de controle de incidências integrado com controle de versões (possui um sistema de controle de versões próprio e tem conector para o Subversion), wiki, sistema de integração contínua e um servidor portal que gera as mais diversas métricas, relatórios e informações executivas sobre os projetos. É o nirvana dos desenvolvedores e gerentes de projeto!

O Rational Team Concert já vêm com dois processos pré-definidos na "caixinha": são eles o Scrum e o OpenUP. Além é claro da flexibilidade que o RTC fornece para a equipe configurar seu próprio processo. Todas as edições do produto contam com esses recursos. Lembre-se que o Rational Team Concert pode ser usado como um plugin do Eclipse (é uma nova perspectiva) ou através de um browser Web conectado diretamente ao servidor (vide abaixo sobre o futuro do RTC para detalhes específicos relaciuonados a desenvolvedores .NET).

O RTC pode ser usado em três edições distintas (preços de acordo com a página do RTC no site oficial da IBM, na data deste artigo. Para informações mais atualizadas, pode me consultar! ):

- Express-C: permite até 10 usuários. Não possui custo de licença para o servidor e o custo por usuário é de 1200 dólares por desenvolvedor e 600 dólares por contribuidor. Usa como infra-estrutura o Tomcat e o banco de dados Derby.

- Express: permite até 50 usuários. Possui custo de licença de servidor de 6.000 dólares. O valor de licenças para desenvolvedor e contribuidor é o mesmo da edição Express-C. Usa como infra-estrutura o Tomcat ou o WebSphere Application Server e o banco de dados DB2 Express, DB2 ou Oracle. Possui os mesmos recursos que a versão Express-C. A única grande diferença é a quantidade de usuários máximos permitidos.

- Standard: permite até 250 usuários. Possui custo de licença de servidor de 50.000 dólares. O valor de licenças para desenvolvedor é de 3900 dólares e o de contribuidor é o mesmo da edição Express. Usa como infra-estrutura o Tomcat ou o WebSphere Application Server e o banco de dados DB2 Express, DB2 ou Oracle. Além do maior número de usuários possui os seguintes recursos extras: Configuração de permissões de acesso baseado em papéis, Conectores para ClearCase e ClearQuest, Customização de itens de trabalho do gerenciador de incidências (nas versões Express-C e Express não é possível customizar os work itens), Customização de relatórios e dashboards executivos.

Uma dica e vantagem interessante: em qualquer uma das versões você tem o direito de usar 3 (três) licenças de desenvolvedor gratuitamente! Portanto, se você tem uma equipe de até 3 pessoas pode usar o RTC Express-C sem custo algum! Se sua equipe crescer você paga só pelo quarto usuário em diante.

O que podemos esperar para o futuro próximo do Rational Team Concert?

- Lançamento de um plugin para o Microsoft Visual Studio (hoje desenvolvedores .NET podem usar a ferramenta através do servidor Web mas, com o lançamento do plugin, o desenvolvedor não precisará mais sair da IDE para realizar o seu trabalho).

- Lançamento da edição Enterprise do Rational Team Concert (já virá com as novas versões do Rational ClearCase, ClearQuest e BuildForge. Versão 8.0 da suite Rational).

- Lançamento da ferramenta Requirements Composer, que já está em beta. Facilitará o processo de levantamento de requisitos e criação de protótipos rápidos. Essa ferramenta não substitui o RequisitePro. Elas possuem objetivos distintos: o Requirements Composer auxilia o analista de requisitos no levantamento e o ReqPro auxilia na gestão desses requisitos levantados com os stakeholders.

- Lançamento da ferramenta Quality Manager, que já está em beta. Fornecerá funcionalidade de gestão de testes e qualidade (será a evolução do Rational ClearQuest TestManager) já integrada dentro da plataforma Jazz.

E, para finalizar, vamos ajudar a responder a pergunta: o RTC substitui a suite Rational clássica?

Para empresas pequenas e médias ou equipes pequenas ou médias em grandes corporações o Rational Team Concert atenderá às necessidades imediatas que a suite Rational oferece. E com uma grande vantagem: uma velocidade muito maior (e custo menor!) de instalação, configuração, customização, treinamento, mentorização e administração da ferramenta (a suite Rational clássica demanda mais recursos e tempo, devido à sua grande capacidade de customização). Para times pequenos e médios que desejam usar um processo e ferramenta out-of-the box com as melhores práticas de processos e ferramentas existentes no mercado de desenvolvimento de software, essa é a ferramenta ideal.

Grandes empresas, que desejam uma maior flexibilidade de customizações, configurações e adaptações para adequar ferramentas ao seu processo continuarão necessitando da suite Rational clássica e, em 2009, usarão o novo empacotamento dessa suite, chamado de Rational Team Concert Enterprise. Mas já podem já adquirir a suite Rational Team Concert Standard e plugá-la em suas ferramentas atuais, para facilitar aind mais a vida das equipes de desenvolvimento!

Portanto, pequenos e médios times (de 1 a 250 usuários!) já possuem uma solução completa para suas necessidades de desenvolvimento colaborativo: o Rational Team Concert!

Caso você tenha lido este artigo e está avaliando uma possível aquisição deste produto e seus respectivos treinamentos, configurações e mentorizações entre em contato comigo que ajudarei no que for possível, inclusive para detalharmos face a face as vantagens da nova plataforma Jazz!

Marcadores: , , , ,


Veja as Estatísticas