terça-feira, julho 17, 2007

Leituras sobre como implementar RUP e Integração Contínua

Finalizei a leitura de dois excelentes livros que considero importantes para apoiar a entrega e o sucesso de projetos de desenvolvimento de software.

O primeiro livro se chama Continuous Integration: Improving Software Quality and Reducing Risk de Paul Duvall.

Este livro aborda a importância crucial da integração frequente para o sucesso de projetos de desenvolvimento de software. Após definir o conceito de Integração Contínua o autor oferece mais de quarenta práticas para realizar a integração contínua de software, de bancos de dados, de testes, de inspeções, implantação e feedback. Além disso ele explica porque cada uma dessas práticas ajuda a reduzir tempo e custos de desenvolvimento, bem como aumentar a qualidade do produto final com redução de riscos e de processos manuais repetitivos.


O segundo livro se chama Implementing the IBM Rational Unified Process and Solutions: A Guide to Improving Your Software Development Capability and Maturity de Joshua Barnes.

Neste livro o autor apresenta um guia e um roadmap completo de melhores práticas para realizar a implementação de todo o ciclo do RUP, desde projetar o Retorno sobre investimento (ROI) e o business case da solução passando por estratégias de escolha dos membros da equipe, projetos-piloto, customização, mentoring e como realizar a transição para a implementação organizacional do processo e das soluções de ferramentas de automação. Este livro, em conjunto com o livro Adopting the Rational Unified Process: Success with the RUP de Stefan Bergström e Lotta Råberg, é uma referência fundamental para engenheiros de processos de software e todos aqueles interessados em realizar uma implementação do RUP bem sucedida dentro da sua organização.

Marcadores: , ,


Veja as Estatísticas