sexta-feira, março 30, 2007

Gerenciamento de Projetos no OpenUP e OpenUP/Basic

O planejamento de projetos do OpenUP é fortemente baseado em Scrum.

A gestão de projetos no OpenUP/Basic funciona da seguinte forma:


O Gerente de Projetos trabalha com os stakeholders para criar um plano de projeto macro, baseado na Visão do Projeto. Esse plano descreve os tamanhos e objetivos das quatro fases e das iterações de cada fase: Iniciação, Elaboração, Construção e Transição.

No começo de cada iteração o Gerente de Projetos trabalha com os stakeholders para priorizar requisitos, requisições de mudança e defeitos da Lista de Itens de Trabalho para alocá-los na iteração subseqüente.

O Gerente de Projetos desenvolve junto com a equipe de desenvolvimento um Plano de iteração detalhado com base nos objetivos e prioridades definidos. Os membros trabalham nos itens de trabalho, fornecendo continuamente ao gerente de projetos estimativas refinadas para as tarefas necessárias e o status de cada uma delas.

No final de cada iteração deve ser gerado um produto de software funcionando que possa ser demonstrado aos stakeholders. No final de cada iteração o Build deve incluir os resultados de testes e as conclusões e avaliações devem ser capturadas num documento de Avaliação da Iteração.

O time demonstra o progresso contínuo ao reportar o número de itens de trabalho fechados por meio de um gráfico de Burndown do Projeto. É possível usar um Burdown de iteração para mostrar progresso dentro de cada iteração.

Riscos são gerenciados continuamente através de um trabalho pró-ativo de análise da Lista de Riscos.

Segundo o exemplo de plano de iteração e o exemplo de work items list que se encontra no OpenUP/Basic pode-se colocar a criação de artefatos como atividades. Eles podem ser sub-tarefas de uma atividade ou uma atividade e work item por si só.

Marcadores: , ,

terça-feira, março 27, 2007

Linha de base de requisitos com o IBM Rational RequisitePro Baseline Manager

O IBM Rational RequisitePro Baseline Manager é parte integrante da ferramenta IBM Rational RequisitePro. O IBM Rational RequisitePro é uma ferramenta de gestão de requisitos que possui um repositório central de requisitos do projeto.

A grande vantagem do Rational RequisitePro é ter embutida a ferramenta IBM Rational RequisitePro Baseline Manager. Esta tira uma "foto" da base dos requisitos do projeto em um ponto particular do ciclo de vida do desenvolvimento. Essa "foto" é conhecida como a linha de base de um determinado momento do projeto e contém requisitos, visões de requisitos, pacotes, documentos Word e a estrutura do projeto ReqPro.

Você pode criar quantas linhas de base de requisitos quiser. Algumas dicas de pontos críticos:
  • Depois que os requisitos são revisados e aprovados.
  • Ao final de cada iteração do projeto iterativo.
  • Quando os requisitos forem disponibilizados em produção.
  • Toda vez que você desejar salvar uma cópia do projeto para backup.
O RequisitePro Baseline Manager fornece as seguintes funcionalidades:
  • Criar baselines.
  • Comparar baselines (ele usa uma ferramenta parecida com o diff visual do ClearCase para comparar duas linhas de base lado a lado).
  • Gerar relatórios com os conteúdos de uma linha de base ou com as diferenças entre linhas de base.
  • Criar um projeto no Rational RequisitePro a partir de uma linha de base existente.

O Rational RequisitePro Baseline Manager converte todos os requisitos contidos no banco de dados de um projeto RequisitePro para arquivos XML e todos os documentos em documentos Word. Ele coloca todos esses arquivos numa pasta correspondente à linha de base de requisitos gerada.

Há uma vantagem interessante neste processo de linhas de base puramente por arquivos, pois é possível realizar um check-in ou commit dos arquivos XML e Word para um repositório de alguma ferramenta de controle de versões como Subversion, CVS, Rational ClearCase, Microsoft Team Foundation Server, Borland StarTeam, etc. Desse modo, caso seja necessário recriar um projeto a partir de um baseline antigo basta recuperar ( fazer o check-out ) os arquivos da linha de base e pedir para que o Rational RequisitePro Baseline Manager crie um projeto a partir dos arquivos salvos no repositório de controle de versões.

Marcadores: ,

quarta-feira, março 14, 2007

Novo grupo de discussão dos colaboradores para tradução do OpenUP

Segue o link do grupo de tradutores do OpenUP para o português.

http://br.groups.yahoo.com/group/epf-dev-ptb/

Estou como moderador do grupo em conjunto com o Paulo Moreira.

Ficaremos muito contentes com a participação, ajuda e apoio de vocês!!!

Associem-se também ao grupo OpenUP/Basic para tirar dúvidas e saber de todas as novidades desse processo open source baseado no Unified Process!!!

Observação: Contamos com a presença do Ricardo Balduíno nos dois fóruns. Ele é o brasileiro que está na IBM dos Estados Unidos gerenciando o projeto do OpenUP! Portanto algumas das discussões serão feitas e dúvidas serão tiradas com a participação de um dos principais colaboradores brasileiros do OpenUP.

Marcadores: ,

segunda-feira, março 05, 2007

Lançamento do OpenUP para XP e do OpenUP para Scrum

O projeto EPF lançou dois novos plug-ins, além do OpenUP/Basic que já havia sido publicado.

Agora há um plug-in para Extreme Programming ( XP ) e um plug-in para Scrum.

O OpenUP para Scrum ainda está apenas na língua francesa e o OpenUP para XP está em inglês.

O conteúdo ainda é pequeno para o Extreme Programming (está na versão 0.1) mas é um passo interessante e auxilia a entendermos o quem virá pela frente.

O OpenUP/Basic ainda continua sendo o carro-chefe mas não recebeu nenhuma nova atualização desde o lançamento da versão 0.9.

Marcadores: ,


Veja as Estatísticas