quarta-feira, dezembro 20, 2006

Apresentação sobre OpenUP e OpenUP/Basic

Publiquei uma palestra sobre o processo ágil de software OpenUP e OpenUP/Basic, pertencentes à família do Unified Process ( UP ) e "irmãos" ágeis do Rational Unified Process ( RUP ).

A palestra é uma introdução e visão geral sobre o OpenUP e OpenUP/Basic e possui referências para aprofundamento. Muitos dos detalhes da palestra estão na apresentação oral, mas creio que o material pode ser uma boa base para a compreensão de onde se encaixa o OpenUP/Basic na família UP, bem como no contexto da engenharia de software e dos processos de desenvolvimento ágil de software em geral.

A palestra se encontra na seção de downloads do site Erudio.

Entre em contato comigo, caso tenha interesse em que eu realize a apresentação desta ou de outras palestras em sua organização. Podemos inclusive realizar algumas palestras introdutórias gratuitamente :-) !!!

Assuntos abordados:

- O que é o OpenUP e o OpenUP/Basic?

- OpenUP/Basic, OpenUP, Processo Unificado e RUP

- EPF Composer e o OpenUP

- Princípios Centrais do OpenUP

- Sub-processos e Papéis

- Produtos de Trabalho, Disciplinas e Ciclo de Vida

- Gerenciamento de Projetos no OpenUP/Basic

- Como devo começar a implantação do processo?

- Referências

Marcadores: ,

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Certified Scrum Master - Primeiro Treinamento e Certificação Oficial no Brasil!!!

Caros,

Ainda temos disponiveis algumas vagas para o primeiro treinamento e certificação oficial de Certified Scrum Masters no Brasil, que acontecerá agora em janeiro na cidade de São Paulo.Lembrando que antigamente, se você tivesse interesse em ser um Certified Scrum Master, teria de viajar para os EUA ou Europa, onde podia assistir a um treinamento e ser certificado. Pela primeira vez podemos ter a certificação aqui no Brasil sem precisar pagar custos de viagem e estadia no exterior!!!

Lembrando ainda que o Scrum é utilizado atualmente como fundamento para os mais importantes frameworks de processos de desenvolvimento de software do mercado. Ele é a base da disciplina de gestão de projetos da instância open source do RUP, o OpenUP. É também utilizado como base da gestão de projetos do processo da Microsoft, o MSF Agile. Além disso está sendo muito utilizado nos EUA e Europa (inclusive com muita força na indústria de desenvolvimento de jogos eletrônicos, na indústria de produtos de pacotes de software e na indústria de desenvolvimento de sistemas sob medida).

Os instrutores são internacionalmente conhecidos, um deles é o autor do mini-book Scrum Checklists - Boris Gloger - da empresa alemã SPRiNT iT. Leitores deste blog têm 10% de desconto nas inscrições!!! Para obter o desconto basta escolher, no formulário de inscrição do website da TeamWare , a opção "Erudio - Blog do Papo" da caixa de seleção "Como você ficou sabendo deste treinamento?".

Certified Scrum Master
Primeiro Treinamento Oficial no Brasil

Pela primeira vez no Brasil será ministrado o treinamento e certificação para Certified Scrum Master em São Paulo, através da Teamware em parceria com a SPRiNT iT - uma empresa alemã com anos de experiência no treinamento e consultoria de Scrum e abordagens ágeis.
Variantes de Scrum têm sido amplamente adotadas com muito sucesso em projetos no mundo inteiro por empresas como Fuji-Xerox, Cannon, Honda, NEC, Epson, Brother, 3M, Xerox e Hewlett Packard.

O Scrum é utilizado atualmente como fundamento para os mais importantes frameworks de processos de desenvolvimento de software do mercado. Ele é a base da disciplina de gestão de projetos da instância open source do RUP, o OpenUP. É também utilizado como base da gestão de projetos do processo da Microsoft, o MSF Agile.
Neste treinamento e certificação os participantes aceitos aprendem como se tornar um Scrum Master e como fazer uma equipe de desenvolvimento, um projeto ou uma organização ser ágil e ter sucesso. Exercícios, estudos de caso, e exemplos são usados para entender como ser um Scrum Master.
Objetivos
Cada individuo será treinado para ser capaz de assumir as seguintes responsabilidades:
- Remover as barreiras entre o desenvolvimento e o cliente, para que o cliente dirija o desenvolvimento.
- Ensinar o cliente como maximizar o ROI e alcançar os seus objetivos atraves de Scrum.
- Melhorar a vida da equipe de desenvolvimento atraves da liberação da criatividade e o fortalecimento.
-Melhorar a produtividade da equipe de desenvolvimento de todas as formas possíveis
-Melhorar as práticas de engenharia e suas ferramentas, para que todo incremento de funcionalidades seja potencialmente entregável.
Treinadores
Este treinamento será oferecido por: Boris Gloger e Gerald Hüsch.
Boris foi treinado por Ken Schwaber, um dos co-desenvolvedores do processo Scrum. Boris usa Scrum em varios níveis: Projetos, Equipes, e Organizações. Boris tambem é dono da empresa SPRiNT iT, que suporta organizações na implementação das metodologias ágeis e seus conceitos.
Gerald Hüsch é o Diretor Executivo da região Asia-Pacifico do Boston Business School e um proeminente mentor de executivos.
Graduação
Na graduação, ao término de um treinamento de sucesso, cada participante recebe uma licença e uma cópia da metodologia Scrum, materiais de treinamento de Scrum e software de gestão de projetos com Scrum.
Também, Certified Scrum Masters são autorizados a participar no desenvolvimento "aberto" da metodologia e do software, assegurando o crescimento do corpo de conhecimento a partir de um grupo competente e qualificado de profissionais certificados. Participantes que tenham sido treinados com sucesso tambem serão adicionados na lista de Certified Scrum Master em www.ScrumAlliance.org.
AGENDA
Fundamentos de agilidade e Scrum, executando projetos com Scrum, planejando e escalando projetos Scrum, desenvolvimento offshore usando Scrum, orçando contratos de preço e data fixos, assegurando as práticas de engenharia.
- O que é Scrum?
- Porque Scrum funciona
- O que é a arte do possivel?
- O que é o fluxo do Scrum?
- O que significa desenvolvimento iterativo e incremental?
- O jogo Scrum 59
- Planejamento e estimativas ágeis
- Retrospectivas de Sprints
- Como implementar Scrum a partir de uma posição sem poder
- A diferença entre planejamento e uma reunião de planejamento
- Planejamento estrategico e planejamento tático
- A reunião do Scrum e como trabalhar com uma lista de tarefas
- O jogo da Velocidade - planejando e fazendo em ação
- Escalando Scrum
Onde e Quando?
Dias 5 e 6 de Janeiro de 2007 em São Paulo - SP
As classes iniciam às 8:30 com o registro
No primeiro dia a aula termina às 18:30 e no segundo dia às 17:00
Almoços, coffe-break e estacionamento estão inclusos
Certificação
A certificação como um Scrum Master significa que alguem que implementou e provou ser capaz de usar Scrum em diferentes contextos treinou você. Ele experimentou Scrum no mundo real e tem a confiança de Ken Schwaber como alguém capaz de oferecer este conhecimento aos seus alunos.

Como se registrar?O investimento para este workshop e a certificação é de R$ 1850,00 ou 2 x R$ 925,00 e inclui todos os materiais, licenças, certificação, materiais de treinamento, coffe-breaks e almoços.

Indivíduos que desejam participar do treinamento Certified Scrum Master devem se registrar online no website da TeamWare .

Marcadores:

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Materiais, recursos e softwares para gestão ágil de projetos com SCRUM

Durante a última semana encontrei alguns softwares e li uma série de artigos, materiais e recursos para apoio no desenvolvimento ágil com Scrum.

Para uma visão rápida sobre o que é o Scrum e de onde veio recomendo o artigo About Scrum do site do Ken Schwaber (um dos pais do Scrum).

Uma visão bem detalhada e completa do Scrum pode ser encontrada no site que trata de Scrum para o Team System. Apesar de ser um produto aderente ao Visual Studio Team System a descrição detalhada do processo, que se encontra disponível inteiramente, é universal.

Recomendo o uso de checklists para o Scrum desenvolvidos por uma consultoria alemã. Eles estão disponíveis no formato pdf.

Essa mesma consultoria desenvolveu um software gratuito chamado Sprint Runner.

Outro software gratuito para Scrum é o ScrumWorks.

A VersionOne produz um excelente software para gestão ágil de porjetos que aceita gestão em SCRUM, XP e Agile UP. Além disso possui funcionalidades para gestão de casos de testes e defeitos. A licença para até 5 usuários é gratuita.

A empresa Rally também desenvolve um software. Mas a seção mais interessante dela, chamada Agile Knowledge, contém uma ótima série de artigos e white papers.

Um interessante artigo mostra como o Scrum está se tornando cada vez mais popular na indústria de desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Para finalizar, vale a pena dar uma olhada nos protocolos mentais para trabalho em equipe, criados pelos McCarthy.

Marcadores:

Nova versão de produtos DeskTop da Rational SDP

A versão 7 da nova plataforma de produtos desktop da IBM Rational foi recentemente lançada.

Alguns produtos da linha server como Rational ClearCase, Rational ClearQuest e Rational RequisitePro já estavam na versão 7.

Os produtos atualizados esta semana estavam anteriormente na versão 6.

Veja o anúncio do lançamento.

Para saber as novas funcionalidades incorporadas a cada um dos produtos clique no link correspondente abaixo:

IBM Rational Application Developer for WebSphere® Software

IBM Rational Software Modeler

IBM Rational Software Architect

IBM Rational Functional Tester

Marcadores:

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Certificação IBM Rational - Rational Software Architect

Ontem obtive mais uma certificação IBM Rational: IBM Certified Solution Designer - Rational Software Architect.

A prova necessária é o teste 649. Para obter a certificação é necessário acertar pelo menos 60% das questões. Obtive um total de acertos de 76%.

Minha próxima meta é realizar os três testes necessários para a certificação IBM Certified Specialist for Rational Object Oriented Analysis and Design.

Marcadores:

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Grupo de Discussão sobre OpenUp/Basic no Yahoo!

Foi criado um grupo de discussão para tratar sobre assuntos relacionados ao OpenUp e ao OpenUp/Basic. Só lembrando que são processos ágeis, open source, baseados no UP ( Unified Process ) e no RUP ( Rational Unified Process ).

Aqueles que já se interessam por RUP, melhoria de processos de desenvolvimento de software, engenharia de software, processos ágeis, gestão ágil de projetos e práticas de desenvolvimento de software agora tem um novo ponto para discussão de assuntos relacionados ao framework open source OpenUP e sua ferramenta relacionada: o EPF Composer. Espero encontrá-los por lá!!!

Clique aqui para se juntar ao OpenUp/Basic
Clique aqui para se juntar ao OpenUp/Basic

Marcadores:


Veja as Estatísticas