sexta-feira, outubro 20, 2006

Evento: Mini-Seminário " Agilidade no Desenvolvimento e Gerenciamento de Software"

O evento realizado no Ibope sobre gestão ágil de projetos teve uma nova reedição (com novos assuntos e mais participantes). E dessa vez contou com o apoio do PMI, através de seu chapter de São Paulo. O evento inclusive valeu 8 PDUs!!!

Todas as apresentações do evento estão disponíveis no site do PMI-SP.

O evento foi um grande sucesso e inclusive foi matéria do site internacional do PMI.

A divulgação do evento também foi feita nos seguintes veículos de comunicação:

Portal da FIAP (Anúncio já retirado)

Faculdade Módulo


Programa "EVENTOS TÉCNICOS" - GET Tecnologia da Informação - PMI-SP

Mini-Seminário: " Agilidade no Desenvolvimento e Gerenciamento de Software"



O objetivo do evento é apresentar as características de projetos iterativos de desenvolvimento de software e suas implicações no gerenciamento de projetos; e apresentar as metodologias ágeis, seus objetivos e suas implicações no gerenciamento de projetos de software. O evento será composto pelas apresentações:



O Manifesto Ágil e a Declaração de Interdependência: O que isso significa para nós?
Alguns dos mais renomados líderes na indústria de desenvolvimento de software se reuniram por alguns dias, numa estação de esqui, e chegaram a um conjunto de valores e princípios que eram comuns nas suas práticas. Um outro grupo, com foco na liderança de projetos, criou a Declaração de Interdependência, onde manifestam os pontos chaves no sucesso dos seus projetos. Ambos serão apresentados e discutiremos como os princípios e valores ali expressos se encaixam na nossa realidade e o que isso significa para nós.



Teoria das Restrições (TOC): Um Toque
Em 1984 foi publicado um livro, no estilo novela, que revolucionou o pensamento gerencial do mundo. "A Meta", de Eliyahu Goldratt, é hoje leitura obrigatória em universidades, MBA's e corporações de todos os portes. Mas o que isso tem a ver com desenvolvimento de software? E principalmente, qual a relação com a agilidade? Respostas (e mais perguntas) estarão nesta apresentação.



Gerenciamento Ágil de Projetos: Uma Sessão de Planejamento
"Planejar é decidir. Planejar da forma errada é garantir o insucesso". No ambiente turbulento dos projetos, os prazos apertados forçam muitas vezes o gerente a abandonar o planejamento e partir para a ação. Por outras vezes, é muito fácil perder prazos e o foco em função do plano que nunca fecha. Nesta sessão, você terá contato com alguns dos principais conceitos do planejamento em um ambiente ágil, entendendo a sua aplicação e em que ele difere do planejamento tradicional.



Introdução ao Gerenciamento de Projetos de Software Iterativos e Metodologias Ágeis
Projetos de Software oferecem desafios específicos para sua realização e seu gerenciamento. Segundo os relatórios de empresas como Gartner Group, Standish Group e outras, apenas 75% dos projetos de software são bem-sucedidos. Este apresentação foca nos aspectos que levam os modelos tradicionais de desenvolvimento e gestão de projetos de software a possuírem alto índice de fracassos e apresenta alternativas baseadas na adoção de processos iterativos e ágeis de desenvolvimento, assim como suas implicações no gerenciamento desses projetos.



Contratação de Projetos de Software, Manutenção de Sistemas e Portfólio de Projetos com Agilidade
A palestra discute os problemas do processo tradicional de aquisição, quando usados para o desenvolvimento de sistemas, e as razões para que essas dificuldades ocorram. Abordam-se formas diferenciadas de realizar contratações de desenvolvimento de software, bem como os fatores que devemos analisar para utilizar uma determinada forma de contratação. Discutem-se também processos ágeis para apoiar a manutenção de sistemas legados e como preparar um portfólio ágil de projetos.

Palestrantes:

José Paulo Papo - É Engenheiro de Processos de Software. Professor de graduação da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação. É também professor de pós-graduação da FIAP nos cursos de Engenharia de Processos de Software com RUP e Engenharia de componentes com Java. Mestrando em Engenharia de Computação no IPT, possui pós-graduação em Engenharia de Software pela Universidade São Judas Tadeu. É certificado em RUP, Gestão de Requisitos, UML 2.0 e ITIL. Já trabalhou com gestão de projetos, especificação de requisitos, análise e design, programação e testes de sistemas estruturados e orientados a objetos nas empresas TecBan, 7Comm, Politec, Computer Associates, Ogeda, TAM e BRQ.

Adail Retamal - É Engenheiro Eletrônico pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. Desenvolvedor desde 1983, participou de projetos em diversas áreas como telecom, atacado, saúde, educação, governo e software houses. Lecionou nos departamentos de Ciências da Computação na Unit e UFU (Uberlândia). Pesquisa e ensina sobre Engenharia de Software, também divulgando através de palestras e artigos em sites e revistas. Atualmente é Arquiteto de Soluções na Borland Latin America, atuando especialmente em consultorias de processos e metodologias de desenvolvimento, além de ministrar treinamentos e participar de avaliações para CMMI. Foi consultor em um grande projeto na Infosys, em Pune, Índia. Possui as certificações Microsoft Certified Product Specialist (Windows/NT/TCP-IP), Borland Certified Product Specialist and Instructor (Delphi, CaliberRM, StarTeam, Together), Borland/TeraQuest Certified Workshop Instructor.

Marcio Nelson Tierno - É Executivo de Vendas para produtos de Desenvolvimento da Compuware do Brasil. Atua na área há 16 anos, tendo trabalhado em empresas como IBM, Rational Software, BCP Telecomunicações, entre outras. Cursou Ciência da Computação na Unicamp, é certificado ITIL Foundations e Rational Requirements Management. Marcio já prestou consultoria e ministrou dezenas de treinamentos em Gerência de Projetos, Requisitos e demais disciplinas de desenvolvimento para empresas como Serpro, Xerox, BankBoston, Banco Itaú, Banco Votorantim, Cargill, Porto Seguro e outras de grande porte, no Brasil e no exterior.

Juan Esteban Bernabó - É Fundador e Primary Consultant da TeamWare do Brasil, uma empresa de consultoria focada em auxiliar organizações de desenvolvimento de software a otimizar seus processos, criar ativos de software, implantar processos ágeis e utilizar de forma eficaz a tecnologia de objetos. Ele trabalha há mais de 15 anos em desenvolvimento de equipes de software altamente eficazes, definição de produtos, projetos, gerenciamento e coordenação de equipes de desenvolvimento, arquitetura de produtos, arquitetura de software, definição de políticas de reuso e avaliação de produtos OpenSource para integrar com produtos comerciais.

João Gama Neto, PMP - É pioneiro em Agile Project Management. Levou o tema ao PMI Global Congress e a inúmeros eventos no Brasil como Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, SUCESU, Comdex, Fenasoft Brasil Software Week e Extreme Programming Brasil. É consultor, escritor e instrutor, com atuação de mais de 12 anos no ambiente de projetos e PMO de empresas como Porto Seguro, Carrefour, Caixa Econômica Federal, DBA Engenharia de Sistemas, Philips, Petrobras, Usiminas, Copel e Merck-Sharp Dohme. Ocupa atualmente a posição de Diretor de Estudos Técnicos do PMI São Paulo, onde está envolvido em diversas iniciativas em prol da comunidade de gerenciamento de projetos.

Local: Centro Universitário da FEI – Auditório

Rua Tamandaré, 688 – Liberdade ( Mapa)
São Paulo – SP – Brasil

Momento: Dia 28 de outubro de 2006 – sábado.

Credenciamento: 08:00 às 08:45h

Evento: 08:45 às 17:30h

Agenda:

Horário
Atividade

08:00
08:45
Credenciamento

08:45-09:00
Abertura e apresentações institucionais

09:00-10:00
"Introdução ao Gerenciamento de Projetos de Software Iterativos e Metodologias Ágeis", por Marcio Nelson Tierno

10:00-10:30
Coffee-Break

10:30-11:30
"O Manifesto Ágil e a Declaração de Interdependência: O que isso significa para nós?", por Juan Esteban Bernabó

11:30-12:30
"Contratação de Projetos de Software, Manutenção de Sistemas e Portfólio de Projetos com Agilidade", por José Paulo Papo

12:30-13:30
Brunch

13:30-15:00
"Teoria das Restrições (TOC): Um Toque", por Adail Retamal

15:00-15:30
Coffee-Break

15:30-16:30
"Gerenciamento Ágil de Projetos: Uma Sessão de Planejamento", por João Gama Neto, PMP

16:30-17:00
Perguntas, avaliação e encerramento.


Preço para membros do PMI-SP : R$ 30,00* (pagamento no local)

Preço para não membros: R$ 60,00* (pagamento no local)

Data máxima para inscrição: 26/10/2006 ou até o término das vagas.

* Estacionamento não incluso na inscrição.

Inscrições: Os interessados deverão confirmar presença pelo e-mail: get_ti@pmisp.org.br, enviando n° de R.G., ID do PMI (para sócios) e dados para Nota Fiscal* (CNPJ/CPF; Razão Social/Nome Completo; Inscrição Estadual; Endereço Completo e CEP) e aguardar a confirmação.

* Caso já tenha enviado os dados para Nota Fiscal ao PMI-SP, envie apenas R.G. e ID do PMI (para sócios).

Observações e informações: Fone/Fax: (11) 5041-4144 / (11) 5531-1920

pmisp@pmisp.org.br – www.pmisp.org.br

Vale 8 PDUs.

LIMITE DE VAGAS: 300

Marcadores: ,

quinta-feira, outubro 19, 2006

Materiais sobre Revisões e Inspeções em Software

No site Erudio estão publicados os materiais de minha disciplina de Revisões e Inspeções em Software, realizada pela pós-graduação em Engenharia de Software da Universidade São Judas Tadeu.

O material da aula 7 possui diversos links de ferramentas que podem dar suporte ao processo de revisão e inspeção. Elas são discutidas, em detalhes, em uma aula de laboratório.

O material se encontra na seção de downloads do site Erudio.

Marcadores:


Veja as Estatísticas