quarta-feira, dezembro 07, 2005

Outras ferramentas de colaboração para desenvolvimento de software

Na minha busca por novas ferramentas de mercado para ambientes de desenvolvimento de software encontrei maias algumas interessantes.

Primeiro um Wiki com viés corporativo, chamado TWiki. Feito em Perl, possui muitas características importantes para empresas como controle de acessos granular e controle de alterações. É uma alternativa open source ao Confluence.

Outro software é o TrackStudio Enterprise. Este é mais um software para rastreamento de issues e bugs. Fazendo uma análise inicial o achei muito interessante por possuir funcionalidades bem avançadas e importantes (como integração ao Subversion e workflows diferenciados por tipos de issues) a um preço razoável e mais baixo que o Jira. Enquanto o JIRA custa em torno de 5000 dólares o TrackStudio sai por 1000 dólares. E ainda há a opção de pagar 2750 dólares e receber o código-fonte completo.

Outra ferramenta que já conhecia mas ainda não havia falado sobre é a TargetProcess. Um software para gestão ágil de projetos de software. Já possui diversas funcionalidades interessantes mas creio que ficará realmente boa a partir de março de 2006 (de acordo com o roadmap do software). Nesse ponto ela terá integração com o Subversion, com o Fitnesse e com um Wiki. Seu custo é elevado para usuários ilimitados (8.500 dólares junto com o código-fonte) mas talvez seja uma interessante opção após a versão de março de 2006 para empresas que tenham muitos projetos nos moldes das metodologias ágeis.

Marcadores:

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Ambientes de Desenvolvimento de Software - Parte VI

Continuamos nossa série hoje tratando do produto WebSVN. Sua instalação e configuração é fácil e veremos que traz um poderoso apoio para a gestão de conhecimento e também para servir de base como radiadores de informação.

O objetivo da ferramenta é o de oferecer uma interface web intuitiva para navegar pelos repositórios de controle de versões. O acesso Web também permite um apoio interessante na integração entre outras ferramentas de colaboração como wikis e gerenciadores de bugs e issues.

Faça o download da última versão Zip do WebSVN aqui. Descompacte no diretório htdocs da sua instalação do Apache2Triad. A minha está aqui: C:\apache2triad\htdocs\WebSVN .

Agora a configuração! Dentro do diretório include copie o distconfig.inc para config.inc. Os passos das alterações necessárias:

1. Descomente a linha $config->setServerIsWindows();
2. Crie uma linha com a configuração do repositório. No meu caso $config->addRepository("Exemplo", "c:\\rep_subversion");

E pronto na configuração!!! É claro que há opções extras mas no escopo deste artigo basta essa configuração.

Para os diffs funcionarem de forma coerente também é necessário baixar as ferramentas de diff do site DiffUtils for Windows. Instale os binários em um diretório( exemplo C:\diffutils ). Coloque o diretório C:\diffutils\bin dentro da variável de ambiente PATH do Windows. Baixe o zip com as dependências e coloque-as no diretório do Windows onde ficam as dlls(Exemplo: C:\WINNT\system32).

Agora é só apontar seu browser para http://localhost/websvn/ e ver a tela abaixo!



Vamos dar uma olhada nas funcionalidades. Clicando no meu repositório exemplo eu vejo a seguinte tela:



A tela abre para a revisão mais recente dentro do repositório do Subversion para onde apontamos, também chamada de HEAD. Podemos enxergar quem fez a modificação da revisão a data e hora e a mensagem deixada pelo desenvolvedor. Vamos clicar no link "Show changed files":



Todos os arquivos incluídos, modificados ou apagados na revisão 2 são mostrados!

Vamos navegar pelos logs de outras revisões. Clique no link "View Log" do "Current Directory /". São mostradas as outras revisões:



Clicando na revisão 1 você terá as mesmas informações detalhadas da primeira tela do HEAD só que para a revisão clicada. Você também pode marcar o checkbox de duas revisões e clicar no botão "Compare Revisions" para ver tudo o que foi modificado de uma para outra.

Vamos voltar para a revisão 2 e clicar em um dos arquivos-fonte. O seu conteúdo atual será mostrado. Ao clicar em "Compare with Previous" um diff comparando o arquivo com a revisão anterior será mostrado:



E a última opção interessante é o link "Blame" que mostra linha a linha quem fez a modificação e em qual revisão:



Por enquanto é só! Uma excelente ferramenta Web para ajudar no gerenciamento, visibilidade do projeto e comunicação entre a equipe.

No próximo artigo faremos a instalação do Eventum, a ferramenta de gestão de issues e bugs!

Marcadores:


Veja as Estatísticas